Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Farroupilha de Pelotas – 94 anos

O Grêmio Atlético Farroupilha, de Pelotas está completando noventa e quatro anos de vida esportiva nesta semana, pois foi fundado no dia vinte e seis de abril de 1926. A denominação inicial do clube foi 9º Regimento de Infantaria, o maior quartel do Exército Brasileiro de Pelotas O “Fantasma do Fragata” como é chamado carinhosamente chamado pela sua torcida se sagrou Campeão Gaúcho no ano de 1935. Devido a esse fato trocou sua denominação original para a atual, pois naquele ano se festejava o Centenário da Revolução Farroupilha. As demais conquistas do clube são as seguintes: Campeão do Interior nos anos de 1934, 1935, 1959, 1961 e 1967, Vice-Campeão Gaúcho da Segunda Divisão no ano de 2004, Vice-Campeão Gaúcho da Terceira Divisão no ano de 2001. O clube foi Campeão Pelotense em Seis oportunidades. Atualmente o clube participa da Terceira Divisão do Futebol Gaúcho.

Igrejinha

O Esporte Clube Igrejinha da cidade gaúcha do mesmo nome também aniversaria no dia vinte e seis de abril. Está completando noventa anos de vida esportiva pois foi fundado no ano 1930. Atualmente o clube está atravessando uma ótima fase e participa da nossa Segunda Divisão.

Índio

Lembram-se o Índio, centro avante que se destacou no Flamengo do Rio, integrando um ataque que foi Tri Campeão carioca, formado por Joel, Evaristo de Macedo, Índio, Dida e Zagalo? Pois ele faleceu no último dia dezenove, casualmente Dia do Índio. O seu nome completo era Aluisio Francisco da Luz, sendo alagoano natural da cidade de Cabedelo onde nasceu no dia primeiro de março de 1931. Portanto contava com oitenta e nove anos de idade. Além do Flamengo ele jogou no Bangú, Corinthians, América carioca e futebol espanhol. Atuou nove partidas pela seleção brasileira. Não tive o prazer de entrevistá-lo.

Estádio Alfredo Jaconi

O Estádio Alfredo Jaconi, do Juventude de Caxias do Sul, foi inaugurado no dia vinte e cinco de abril de 1954. O jogo inaugural foi Juventude 3 X Grêmio 3. Carlinhos dois e Artêmio marcaram para o Juventude e Sarará dois e Torres para o Grêmio. Carlinhos teve a honra de marcar o primeiro gol do estádio. O Juventude jogou com Casara; Dutra, Valentim, Florindo e Ninha; Camanga e Artêmio; Luiz ( Joãozinho) Lori, Carlinhos e Orlando. O Grêmio empatou com Vilson (Português) Orli (Noronha), Pipoca, Ênio Rodrigues e Itamar; Xisto e Sarará; Milton Kuelle ( Tesourinha) Camacho, Torres e Ross. O técnico do Grêmio era o húngaro Lazlo Szekeli. O jogo foi dirigido pelo árbitro Hanz Lutzcat. Alfredo Jaconi foi um abnegado torcedor, jogador e dirigente do clube esmeraldino. Portanto mereceu esta bela homenagem

Copa Sul

Ao derrotar o Paraná no jogo final, o Grêmio venceu a primeira Copa Sul no dia vinte e cinco de abril de 1999. Ronaldo Alves marcou o único gol da partida. O Grêmio venceu com Danrlei; Zé Carlos, Ronaldo Alves, Scheidt e Roger; Capitão, Fabiano, Luiz Carlos Goiano e Itaqui ( Gavião); Macedo e Zé Alcino ( Ronaldinho Gaúcho). O técnico gremista era Celso Roth. O paraná foi derrotado com Régis; Adilson, Ney Santos, Fernando (Marcos) e Vital; Helcio, Émerson (Vilson), Lúcio Flavio e Everaldo ( Davidson); Carlos Alberto Dias e Fernando Diniz. O Local desse histórico jogo foi o Estádio do Pinheirão em Curitiba e o árbitro Cláudio Vinicius Cerdeira.

COMENTÁRIOS ()