Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Grêmio Campeão Brasileiro

O Grêmio ao derrotar o São Paulo no Morumbi por 1X0, no dia três de maio de 1981, gol de Baltazar, o “Goleador de Deus”, conquistou o seu primeiro título brasileiro. Este grande feito está completando trinta e nove anos nesta semana. O Grêmio, que era treinado pelo Ênio Andrade jogou com Leão; Paulo Roberto, Newmar, De Leon e Casemiro; China, Paulo Isidoro e Vilson Tadei (Jurandir); Tarciso, Baltazar e Odair (Renato Sá). O São Paulo foi derrotado com Valdir Peres; Getulio, Oscar, Dario Pereira e Marinho Chagas; Élvio, Everton (Assis) e Renato; Paulo César, Sérginho e Zé Sérgio. O técnico era Carlos Alberto Silva. O árbitro foi José Roberto Wright.

Inter Goleia

Na decisão do Gauchão de 2008, o Inter goleou o Juventude por 8X1. Esse resultado esdrúxulo ocorreu no jogo disputado no Beira Rio no dia quatro de maio de 2008. Portanto está completando nesta semana doze anos. Fernandão 3, Danny Moraes, Alex, Nilmar, Clemer e Índio marcaram para o Inter. Índio, contra, descontou para o Juventude. Os colorados venceram com Clemer; Índio, Orozco e Marcão; Bustos (Jonas), Danny Morais, Alex, (Andrézinho), Guiñazu e Magrão; Fernandão (Iarley) e Nilmar. Técnico Abel Braga. O Juventude foi derrotado com Michel Alves; Elvis, Leandro Cruz, Nunes, Laerte e Marcio Goiano ( Zezinho); Juan Perez, Lauro, Hercules ( Maycon)e Helder; Ivo e Mendes. O técnico do Juventude era o Zetti. O árbitro foi Carlos Simon. Esse foi o 38º Título Gaúcho do Inter.

Novo Hamburgo – 109 Anos

O Esporte Clube Novo Hamburgo, da cidade do nome, está completando cento e nove anos de vida esportiva nesta semana, pois foi fundado no dia primeiro de maio de 1911. O clube durante o período da Segunda Guerra Mundial teve sua denominação trocada para Esporte Clube Floriano. Em 1967 retornou a sua denominação original. As suas principais conquistas foram o Campeonato Gaúcho no ano 2017, Campeonato do Interior Gaúcho nos anos de 1942, 1947, 1949, 1950, 1952, 1972 e 1980, Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão nos anos de 1996 e 2010, Copa FGF 2005 e 2013, Copa Emidio Perondi 2005, Copa ACEG 1980 e 1984, Vice-Campeão da Copa Governador nos anos de 1970 e 1987. O seu campo de jogo era o Estádio Santa Rosa. Há alguns anos inaugurou um ótimo estádio na cidade “Capital do Calçado”.

Estádio Santa Rosa

O Estádio Santa Rosa foi inaugurado no dia primeiro de maio de 1954 com o jogo Floriano 2X Grêmio 2. Geada, que marcou o primeiro gol anilado e do estádio e Charuto marcaram para os donos da casa e Delém dois marcou para o Grêmio. O Floriano jogou com Paulinho; Bexiga (Bino) e Heitor; Crespo, Sinval e Hélio; Chagas, Martins, Geada (Raul Klein), Mugica e Charuto. O Grêmio empatou com Vilson (Nelson); Mauro (Noronha), Pipoca, Mirão e Roni; Xisto e Sarará(Camacho); Tesourinha, Delém, Alvim e Glênio (Chico Preto). O árbitro foi Hanz Lutzcat. Portanto o estádio Santa Rosa, se ainda estivesse sendo utilizado pelo Novo Hamburgo, estaria completando sessenta e seis anos neste dia primeiro de maio.

Floriano 1 X 0 América (Rio de Janeiro)

No dia primeiro de maio de 1961, quando o Floriano festejava o seu cinquentenário de fundação, convidou o América carioca para participar da sua festa. Os anilados venceram por 1X0 gol de Ica, o pai do meu amigo Bem Hur Pereira. O Floriano venceu com Valdir; Rui Cidade, Beiço, Hélio Oliveira e Itamar; Ica e Vevé; Gildo (Miguel), Hermes, Raimundo e Casquinha. O técnico era Luiz Engelke. O América foi derrotado com Ari; Milton, Décio, Sebastião Leônidas e Ivan; Jailton e João Carlos; Calazans, Antoninho, Hélio Cruz (Quarentinha) e Nilo. O árbitro foi Romeu Rodrigues da Cruz.

COMENTÁRIOS ()