Quinta-Feira, 22 de Outubro de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Internacional – Santa Maria – 92 anos

O Esporte Clube Internacional de Santa Maria foi fundado no dia dezesseis de maio de 1928. Portanto está completando noventa e dois anos nesta semana. Principais conquistas do clube foram o Campeonato do Interior nos anos de 1980, 1981 e 2008, Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão nos anos de 1968 e 1991. O clube atualmente participa da nossa Segunda Divisão.

Inter SM X Penharol

Num jogo amistoso, certamente festivo em função do seu aniversário, o Inter SM enfrentou o Penharol de Montevidéu no dia dezessete de maio de 1973. Os uruguaios venceram pelo escore mínimo, gol de Unanue. O “coloradinho” jogou com Nadir; Tadeu Menezes ,Ademir, Selmar e Humberto; Sanchez e Paulinho; Jarinha(Nelsinho), Plein, Silvio e Escurinho .O técnico era André Heinz. O Penharol venceu com Walter Corbo; Rivera, Sandoval, Lutor e Caetano; Lamas, Silva e Armon; Vilalba(Ramirez), Unanu e Quevedo ( Acosta). Este histórico jogo está completando quarenta e sete nesta semana.

Federação Gaúcha – 102 anos

A Federação Gaúcha de Futebol foi fundada no dia dezoito de maio de 1918. Nestes cento e dois anos de existência teve muitos presidentes. O seu primeiro foi Aurelio de Lima Py. A sua denominação inicial foi Federação Rio-grandense de Futebol.

Uruguaiana – 108 anos

O Esporte Clube Uruguaiana, da cidade gaúcha do mesmo nome, está completando cento e oito anos de vida esportiva, pois foi fundado no dia dezenove de maio de 1912. As principais conquistas do jalde negro foram as seguintes: Vice- Campeão Gaúcho no ano de1920 e Vice-Campeão da Segunda Divisão no ano de 1966.

Fifa – 116 anos

A Federação Internacional de Futebol Associetion está aniversariando nesta semana, pois foi fundada no dia vinte e um de maio de 1904. Os países que assinaram a ata de fundação foram França, Bélgica, Holanda, Suiça, Suécia, Dinamarca e Espanha.

São José retorna

Os mais jovens ignoram que o São José de Porto Alegre se licenciou das atividades profissionais no ano de 1948. Retornou em 1958 aproveitando muitos atletas que estavam vinculados ao Renner, Nacional e Força e Luz que encerraram suas atividades naquele ano. O jogo do retorno foi com o Grêmio no dia quinze de maio paralisaram de 1958 com o Grêmio no estádio do Passo d´Areia. O jogo findou empatado em dois gols. Chico e Camargo marcaram para os Zequinhas e Milton e Rudimar para o Grêmio. O São José jogou com Periquito; Osmar e Louro; Antônio, Jorge Farias e Lula; Chico, Pinto, Camargo, Itamar e Daniel ( Armando). O técnico era Teté. O Grêmio empatou com Germinaro; Airton e Léo; Figueiró, Elton e Enio Rodrigues; Batuqueiro, Elúcio(Gessy) Rudimar, Milton e Vieira. O técnico era Foguinho. O árbitro foi Aparicio Viana e Silva. Esse jogo, do qual eu assisti, está completando sessenta e dois anos de sua realização nesta semana.

Inter goleia

No dia quinze de maio de 1955 o Inter goleou o Juventude por 8X1 em jogo oficial. Bodinho 6, Larry e Luizinho marcaram os gols colorados e Lory descontou para os caxienses. O Inter jogou com Milton Vergara; Lindoberto e Ezequiel; Mossoró, Oreco e Odorico; Luizinho, Bodinho, Larry, Jerônimo e Chinesinho. O Juventude foi derrotado com Fredolino; Dutra e Jerônimo; Binha, Camanga e Dornario; Luiz, Lory, Renê, Orlando e Irajá. Esse histórico jogo que está completando sessenta e cinco de sua realização nesta semana foi jogado no estádio Alfredo Jaconi e foi dirigido pelo árbitro Fortunato Tonelli.

COMENTÁRIOS ()