Quinta-Feira, 06 de Agosto de 2020 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


São José – 107 anos

O Esporte Clube São José de Porto Alegre está completando cento e sete anos de vida esportiva nesta semana, pois foi fundado no dia vinte e quatro de maio de 1913. As principais conquistas “Zequinhas” foram o Campeonato Gaúcho do Interior no ano de 2016 e 2018, Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão nos anos de 1963 e 1981 e Copa Governador do Estado no ano de 1971. Há vários anos o clube participa do grupo de elite de nosso futebol.

Palmeirense – 111 anos

O Esporte Clube Palmeirense de Palmeira das Missões também está aniversariando nesta semana, pois foi fundado no dia vinte e sete de maio de 1909. As principais conquistas do “Leão das Missões” são as seguintes: Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão no ano de 2001 e Vice-Campeonato da Segunda Divisão no ano de 1995.

Grêmio Tri Campeão da Copa do Brasil

No dia vinte e dois maio de 1997 o Grêmio ao empatar com o Flamengo em dois gols e assim conquistou o Tri Campeonato da Copa do Brasil. João Antônio e Carlos Miguel marcaram os gols gremistas e Lúcio e Romário os rubro negros. O Grêmio, que era treinado pelo Evaristo Macedo jogou com Danrlei; Arce, Rivarola (Luciano) , Mauro Galvão e Roger; Otacilio, João Antônio, Emerson e Carlos Miguel; Paulo Nunes (Djair) e Rodrigo Gral (Marcos Paulo). O árbitro foi Wilson Souza Mendonça. Esse histórico jogo, que está completando nesta semana vinte e três anos de sua realização, foi realizado no estádio do Maracanã.

Inter quebra o Tabú

Até o dia vinte e oito de maio de 1967 o Inter jamais havia vencido um jogo de futebol em gramados paulistas. Nessa data enfrentou o Corinthians pelo Robertão, que foi o antecessor do atual Campeonato Brasileiro, e venceu por um a zero, gol de Lambari. As chuteiras de Lambari foram imortalizadas e até hoje estão no Museu do Inter. O Inter venceu com Gainete; Lauricio, Scala, Luiz Carlos e Sadi; Elton, Bráulio (Marino) e Lambari; Carlitos, Joaquim (Claudiomiro) e Dorinho. O local desse histórico jogo, que está completando quarenta e nove anos de sua realização, foi o estádio do Pacaembú.

Tragédia no Peru

No dia vinte e três de maio de 1964 jogaram em Lima, capital peruana, Peru e Argentina. Quando houve um gol anulado a favor do Peru ocorreu uma grande invasão ao gramado e um tumulto generalizado com um saldo de trezentos e vinte mortos e mais de mil feridos. Esta foi a maior tragédia ocorrida nos estádios da América do Sul.

Gol 1000 da Seleção

O gol 1000 aconteceu no jogo amistoso Brasil 5 X Bolívia 0 realizado no estádio do Maracanã no dia vinte e sete de maio de 1973. Leivinha passou para a história ao marcar o quarto gol brasileiro e simultaneamente o gol 1000 da história de nossa seleção. Os outros artilheiros foram Leivinha que marcou outro, Rivelino dois e Valdomiro. A nossa equipe, que era treinada pelo Zagalo jogou com Leão; Zé Maria, Chiquinho, Vilson Piazza e Marco Antônio; Clodoaldo e Rivelino; Valdomiro, Leivinha (Palhinha), Paulo César Caju e Edu. O juiz foi Armando Marques.

COMENTÁRIOS ()