Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


COPA DAS CONFEDERAÇÕES
Inicia no próximo sábado mais uma edição da Copa das Confederações. A competição está divida em dois grupos. No Grupo A temos o Brasil, Itália, Japão e México. Como vemos um grupo muito parelho. Os integrantes do Grupo B são Espanha, Nigéria, Taiti e Uruguai. Apenas Taiti não deve opor resistência aos seus adversários. O jogo inaugural será Brasil X Japão no Estádio Mané Garrincha, em Brasilia. Os demais jogos do Brasil na fase classificatória serão no dia dezenove com o México em Fortaleza e dia vinte e dois contra a Itália em Salvador. A final será no dia trinta de junho no Maracanã.
SELEÇÃO BRASILEIRA
O último teste da nossa seleção pode ser considerado bom. Vencemos a França aqui na Arena gremista, por um escore dilatado. É bem verdade que os franceses estavam um tanto desfalcados. Felipão manteve o mesmo time que empatou com a Inglaterra, o que é muito bom para a equipe pegar conjunto. Oscar foi o grande nome na vitória ante aos franceses.
BRASILEIRÃO
Após a rodada da última quarta feira Coritiba segue na liderança do certame com onze pontos seguido do Vitória, Botafogo e Fluminense. O Grêmio está na sétima colocação com oito pontos e o Inter na décima primeira posição com seis pontos. Os quatro clubes que estão na zona de rebaixamento são Goiás, Atlético MG, Náutico e Ponte Preta, que é a lanterna.
GRÊMIO
Numa partida fraca tecnicamente, mas onde houve paridade nas ações, o Grêmio empatou com o São Paulo na Arena. O tricolor paulista foi melhor na primeira etapa, quando venceu pelo escore mínimo. Nessa fase o tricolor gaúcho atuou com três atacantes. Na etapa final com a entrada de Elano e Biteco o rendimento gremista melhorou e assim justificou o empate em um gol, graças ao gol salvador de Kleber no final do jogo. Com esse resultado satisfatório e com a parada para a Copa das Confederações arrefecem as críticas sobre o trabalho de Vanderlei Luxemburgo. Na volta o Grêmio deverá enfrentar o Atlético PR no dia sete de julho em Curitiba.
INTER
Após cinco jogos o Inter soma seis pontos. Entendo que poderia estar com mais pelo elenco que tem. O que está preocupando a massa colorada são as noticias que aventam a hipótese de venda de atletas como Fred. Moledo e Fabricio também podem ser negociados.Para todos esses atletas não existe reposição no grupo. Eu considero a situação dos rubros muito delicada. No jogo com o Cruzeiro Dunga teve que improvisar um meia cancha como zagueiro devido as lesões de Gabriel e Juan mais o natural cansaço de Indio, que retornou depois de seis meses. Acredito que essa parada provocada pela Copa das Confederações seja salutar para os colorados. O próximo jogo do Inter será no dia sete de julho contra o Vasco lá em Caxias. Antes poderemos ter o jogo com América MG válido pela Copa do Brasil, que ainda não tem data definida. O Inter realizará um amistoso como o Cerro uruguaio no estádio Atilio Paiva de Rivera.
BRASILEIRÃO B
A Chapecoense, que é treinada pelo Gilmar Dall Pozzo, ex goleiro do Caxias, é a grande sensação do certame, pois lidera invicta após a sexta rodada com dezesseis pontos. Na última terça feira derrotou o Paysandu em Chapecó. O vice-líder é o Joinville.
BRASILEIRÃO C
O Caxias é o nosso único representante nessa competição. Após a segunda rodada, os “Grenás” são os líderes com um aproveitamento de l00%. O seu próximo jogo será no dia sete de julho contra o Guarani, de Campinas.
BRASILEIRÃO D
Juventude e Lajeadense são os nossos representantes no certame. Os esmeraldinos são líderes no seu grupo e o Lajeadense, que tem dois empates em dois jogos, está na terceira colocação. O próximo jogo do Lajeadense será no dia nove de julho contra o Botafogo de Ribeirão Preto na Arena Alvi Azul.
GUARANI DE CAMAQUÃ – 67 ANOS
O Guarani Futebol Clube de Camaquã é o clube gaúcho profissional que está ficando mais velho nesta semana, pois como foi fundado no dia dezesseis de junho de 1946, está completando sessenta e seis anos de vida esportiva. O Guarani está disputando a nossa Segundona.
JORNAL A SEMANA – 25 ANOS
Com muita satisfação constato que o nosso jornal está chegando ao seu “jubileu de prata” neste dia vinte, pois foi fundado no ano de 1988. Eu tenho o prazer de integrar a equipe de redação desde 1990. Ao Hardo e demais companheiros os nossos cumprimentos. ( HARDO UM JUBILEU DE PRATA NÃO MERECE UM CHURRA????)
VEXAME DA CANARINHO
Um dos maiores vexames da nossa seleção está completando uma década nesta semana. Ocorreu na Copa das Confederações de 2003 disputada na França. No dia dezenove de junho daquele ano a “Canarinho” foi derrotada pela seleções de Camarões pelo escore mínimo, gol de Eto´o. A nossa seleção que era treinada pelo Carlos Alberto Parreira jogou com Dida; Beletti, Lucio, Juan e Kleber; Emerson, Kleberson (Adriano Souza), Ricardinho e Ronaldinho Gaúcho; Gil e Adriano Imperador ( Ilan). Esse histórico jogo que foi disputado no estádio de Saint Denis foi dirigido pelo árbitro russo Valentin Ivanov. Ainda bem que no ano seguinte conquistamos o Tetra Campeonato Mundial com o técnico Parreira nos Estados Unidos.

COMENTÁRIOS ()