Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
Depois da rodada do último fim de semana o Botafogo assumiu a liderança pelos critérios, pois tem o mesmo número de pontos do Curitiba, que é o vice-líder. Ambos tem dezesseis pontos. A seguir vem Cruzeiro e Inter com quinze. Eles estão no G4. O Grêmio está na nona colocação com doze pontos. Na rabeira temos Ponte Preta, Atlético PR, Portuguesa e Náutico. Pela amostragem até aqui creio que serão estes clubes mais o Criciuma que lutarão para não serem rebaixados.

INTER I
Enfrentando um Flamengo muito bem postado, que anulou D Alessandro e Forlan, o Inter teve muitas dificuldades para marcar o gol da vitória, que foi consignado por Juan, já nos descontos. O Inter mereceu a vitória. Muriel esteve muito bem no gol, mas arriscou muito em lances individuais na reposição da bola. Leandro Damião voltou bem nos poucos minutos que jogou, quando o Inter mostrou mais agressividade. Neste domingo o Inter vai aos Aflitos enfrentar o Náutico. Será um jogo difícil, pois os pernambucanos são os últimos colocados com apenas quatro pontos.

INTER II
Na última quarta feira, em jogo antecipado o Inter foi ao Morumby enfrentar o São Paulo. O jogo foi muito disputado e os colorados venceram pelo escore mínimo, gol de Leandro Damião.
O tricolor paulista vive uma grande crise e não vence há vários jogos. O seu grupo de jogadores está visivelmente perturbado. Os comandados de Dunga estão jogando de maneira consciente, apesar de estarem errando muitos passes. O setor defensivo, de maneira especial o miolo da área, ainda apresenta problemas. Com a vitória o Inter assumiu a liderança do Brasileirão, algo que não ocorria a muitos anos. O Inter tem um jogo a mais.

GRÊMIO
Renato Portaluppi conheceu a primeira derrota no comando da equipe gremista no último sábado. Foi derrotado pelo Criciuma num jogo que teve Biteco e Vargas expulsos. Eu atribuo a derrota a esse fato, pois a equipe catarinense é muito fraca, pois mesmo com a vantagem numérica em campo teve muitas dificuldades para chegar ao escore favorável. Agora o Grêmio vai recepcionar o Fluminense, que vem muito mal, na Arena neste domingo. Já chegou o zagueiro Rodolpho, que veio do São Paulo.

COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Mais uma vez o Galo Mineiro foi heróico e assim conquistou merecidamente a Copa Libertadores da América deste ano. Conseguiu reverter o placar adverso de dois a zero e após empate na prorrogação venceu nos penaltes. O goleiro Vitor novamente foi milagroso, defendendo a primeira cobrança dos paraguaios. O Mineirão estava cheio. O jogo foi de matar cardíacos. Por pouco o futebol brasileiro não perde dois Cucas no mesmo dia, pois o treinador do Atlético quase teve um infarto no final do jogo...

DJALMA SANTOS
O futebol brasileiro está de luto. Faleceu no último dia vinte e dois Djalma Santos, que foi inegavelmente um dos melhores laterais direitos do nosso futebol em todos os tempos. Dono de uma técnica primorosa, Djalma Santos era um lateral que não cometia faltas e as suas cobranças de laterais eram verdadeiros escanteios. Ele nasceu em São Paulo no dia vinte e sete de fevereiro de 1929. Jogou na Portuguesa de Desportos, Palmeiras e Atlético Paranaense. Jogou cem jogos pela nossa seleção, tendo conquistado o Campeonato Mundial na Suécia em 1958 e o bi Campeonato Mundial em 1962. Djalma Santos foi o nosso “Você Lembra?” número 400.

CUCA
O futebol gaúcho também está de luto. Faleceu no dia vinte e três deste mês Cuca, antigo ponteiro direito que jogou no Guarani, de Venâncio Aires, Santa Cruz, Internacional, Juventude e Estrela. Quando deixou os gramados tornou-se treinador. Cuca cujo nome completo era Gabriel Porto nasceu em Venâncio Aires no dia trinta de setembro de 1946. Cuca foi o nosso “Você Lembra?” número 42.

SEGUNDONA BRASILEIRAO Palmeiras assumiu a liderança da competição seguido da Chapecoense, Sport e Joinville. A Chapecoense tem um jogo a menos. Nas últimas colocações estão o Avai, ASA, América RN e ABC.

SEGUNDONA GAÚCHA
O Brasil, de Pelotas derrotou o São Paulo, de Rio Grande e conquistou o título da nossa Segundona. O São Paulo foi o vice e o Aimoré o terceiro colocado. Esses três clubes estão subindo para o Grupo de Elite do nosso Gauchão no próximo ano.

BRASILEIRÃO C
O Caxias, que derrotou o crac, manteve a liderança de seu grupo, seguido do Vila Nova, Mogi Mirim e Guarani.

BRASILEIRÃO D
O juventude lidera o seu grupo seguido do marcilio dias. No outro grupo o líder é o londrina, seguido do metropolitano. O lajeadense é o terceiro colocado.

RENNER -82 ANOS
O grêmio esportivo renner, de porto alegre estaria completando oitenta e dois anos de vida esportiva neste vinte e oito de julho, pois foi fundado no ano de 1931. O renner que foi extinto em 1959 foi o campeão gaúcho de 1954.

GRÊMIO CAMPEÃO DA LIBERTADORES
Ao longode sua história os tricolores conquistaram duas libertadores da américa. A Primeira está completando trinta anos nesta semana, pois ocorreu no dia vinte e oito de julho de 1983. Nessa data, O Grêmio derrotou o Penharol, no Olímpico por dois a um. Renato e César marcaram para o Grêmio. A equipe gremista que era treinada pelo Valdir Espinosa venceu com Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio (César ) e Tarciso.

COMENTÁRIOS ()