Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
Depois dos jogos da última quarta feira as três primeiras colocações permanecem com o Fluminense, Atlético MG e Grêmio, que somaram um ponto cada com os empates em dois gols que tiveram. Na quinta jogaram o São Paulo e Vasco. Se vitoriosos esses clubes se afastaram ainda mais do Inter, que permaneceu na sexta colocação, agora ameaçado por vários adversários. Deixo de comentar os resultados dos jogos da quinta feira devido ao fechamento desta edição. Na turma do rebaixamento o Palmeiras venceu e assim diminuiu a distância para o Bahia, que está na décima sexta colocação. Mesmo assim a sua situação é muito delicada, quase irreversível. Da mesma maneira estão Figueirense, Sport e Atlético GO.

GRÊMIO
Numa partida heróica, o Grêmio empatou com o Fluminense na noite da última quarta feira. Foi heróica porque os tricolores conseguiram a igualdade no placar com dez homens devido à expulsão de Marcelo Moreno. O boliviano permaneceu em campo menos de um minuto, pois entrou no lugar de Leandro e imediatamente agrediu Rafael Sóbis. No último domingo os gremistas empataram com o Botafogo, num jogo em que foram melhores e no último minuto sofreram o gol botafoguense. Com esses empates o Grêmio ficou impossibilitado de almejar o título deste Brasileirão. Em contrapartida consolidou a sua classificação para a Libertadores. Neste sábado os comandados de Vanderlei Luxemburgo enfrentam o Coritiba no Olímpico. No jogo do turno, o Coritiba jogando em casa venceu por dois a um.

INTER
Foram dois fiascos consecutivos. No último sábado jogando em Goiânia, foi derrotado pelo lanterna Atlético Goianense. Na noite da última quarta feira foi a vez do vice-lanterna, o Figueirense fazer a festa no Beira Rio. Duas derrotas humilhantes contra os dois piores clubes do certame. Em ambos os jogos o Inter virou a primeira etapa jogando melhor. Na etapa complementar, foi surpreendido e cedeu a vitória por falhas em todos os setores da equipe. Sofreu seis gols dos dois piores ataques do campeonato. Pelas más atuações não dá para dizer que este ou aquele atleta foi o responsável pelo desastre. Há muito o Inter já se convenceu que a Libertadores é sonho inatingível. Agora tem que se contentar com a Sul Americana e olhe lá.... Com a “bolinha” que o time está jogando já é muito... Neste fim de semana os colorados vão a São Januário enfrentar o Vasco. No primeiro turno ocorreu um empate sem gols.

SELEÇÃO BRASILEIRA
A nossa seleção jogou duas partida amistosas contra dois adversários pouco qualificados. Como era de esperar foram duas sonoras goleadas. Contra o Iraque em solo sueco foi seis a zero e contra o Japão jogando na Polônia, quatro a zero. Não sei qual é realmente o objetivo da comissão técnica em realizar jogos contra seleções tão fracas. Os escores dilatados são enganosos... Podem achar que está tudo bem, mas não está. E ainda por cima prejudicam clubes brasileiros que cedem jogadores com o Brasileirão em andamento. O teste mais importante será em novembro quando enfrentaremos a Argentina, apesar dos platinos, assim como nós, jogarem desfalcados dos atletas que atuam no exterior.

ELIMINATÓRIAS SUL AMERICANAS
A Argentina lidera isoladamente o certame com vinte pontos seguido pelo Equador com dezessete. A seguir vem a Colômbia. Esses três países estariam classificados se a competição findasse agora. Venezuela, Uruguai e Chile disputariam a repescagem.

ELEIÇÕES
Neste domingo teremos a eleição para presidente do Grêmio. Três candidatos passaram pela cláusula de barreira estipulada pelo Conselho Deliberativo do clube. Agora Paulo Odone, Fábio Koff e Homero Bellini vão disputar os votos dos sócios No Inter o pleito será em dezembro. O presidente Giovani Luigi ainda não decidiu se vai concorrer à reeleição. O conselheiro Luiz Antonio Lopes, que tem o apoio do ex-presidente Vitório Pífero, já decidiu que será oposição ao atual presidente.

INTER GOLEIA
Em jogo válido pelo Brasileirão de 1997 o Inter goleou Flamengo no Beira Rio por quatro a zero. Fabiano, Enciso, Christian e Marcão foram os goleadores colorados. O Inter que era dirigido pelo Celso Roth jogou com André; Enciso, Marcão, Régis e Espindola; Fernando, Marcelo, Sandoval (Mabilia) e Arilson; Fabiano (Sandro Sotili) e Christian. O Flamengo foi derrotado com Clemer; Leandro, Juan, Fabiano e Gilberto; Jamir, Bruno Quadros (Jorginho), Iranildo (Lê) e Lúcio; Renato Gaúcho (Athirson) e Sávio. O técnico era Pulo Autuori. Este histórico jogo, que foi disputado no dia vinte e cinco de outubro de 1997, está completando quinze anos de sua realização, foi dirigido pelo árbitro Sidrack Marinho dos Santos. Como vemos Juan, o atual zagueiro do Inter, atuou nesse jogo na zaga do Flamengo.

COMENTÁRIOS ()