Sábado, 25 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
A Liderança do Inter durou pouco. Enfrentando o lanterna Náutico foi goleado por três a zero. Apesar do fracasso teve sorte, pois o Coritiba e o Botafogo empataram seus jogos e assim os colorados ficaram na vice-liderança. Agora o Cruzeiro que venceu o time reserva do Atlético MG é o novo líder com dezoito pontos, a mesma pontuação dos gaúchos, seguidos do Botafogo e Coritiba que estão com dezessete. O Grêmio está na sétima colocação com quinze pontos. O quatro clubes que estão na zona de rebaixamento são o Fluminense, São Paulo, Náutico e Portuguesa de Desportos. Há muitos anos que os tricolores cariocas e paulistas não estavam tão mal no certame. Mas devem se recuperar e dar a volta por cima.
GRÊMIO
Jogando para o gasto, o Grêmio derrotou o Fluminense no último domingo por dois a zero. O estreante Riveros, que teve boa atuação, marcou um dos gols. O outro foi de autoria de Kleber. Na última quarta feira os comandados de Renato Portaluppi foram a São Paulo enfrentar o Corinthians e não foram felizes. Foram derrotados por dois a zero. Os tricolores não jogaram bem de maneira especial na primeira etapa. Melhoraram bastante na etapa complementar, porem não conseguiram reverter o escore adverso. Zé Roberto saiu lesionado no primeiro tempo e é duvida para o Grenal deste domingo. O Grêmio ainda não venceu fora de casa neste Brasileirão.
INTER
Depois de quatro vitórias consecutivas que lhe levaram a liderança, o Inter voltou a decepcionar. Foi goleado pelo Náutico que era o lanterna da competição. Os problemas mostrados na equipe nos jogos anteriores foram escancarados nesse jogo. A defesa, de maneira o lado direito, esteve muito mal. A meia cancha não funcionou. Ocorreu um grande número de erros de passes. A ausência de D´Alessandro foi muito sentida pela equipe. Alan Patrick sentiu o peso da estréia e Dátolo continua mal. O ataque foi inofensivo. Para o Grenal Dunga deve escalar Indio, já recuperado de lesão, na zaga colorada.
GRENAL I
Para o Grenal deste domingo teremos um Grêmio e um Inter ainda feridos com as duas derrotas recentes. Os colorados deverão ter o retorno de D ´Alessandro e Fabricio e talvez a estréia de Scoco e Alex, que ficarão no banco.Os colorados se preocupam com a veteranice da zaga com Indio, Juan e Kleber que poderá terá dificuldades com a velocidade dos atacantes gremistas. No lado gremista existe preocupação com o julgamento de Vargas, que se condenado, ficará fora do clássico.
GRENAL II
Foi revertida a ordem que o clássico deste domingo seria apenas para a torcida gremista. As autoridades policiais cederam aos apelos da direção dos dois clubes. Desejo muito que os torcedores que forem à Arena tenham uma conduta exemplar, não se envolvendo em desagradáveis incidentes antes, durante e depois do jogo. Se algo de grave ocorrer, certamente no futuro teremos o clássico apenas para uma torcida, o que seria muito lamentável.
CAIO
Faleceu na última quarta feira o Caio, que foi um excelente meia direita que teve marcante passagem por vários clubes gaúchos, paranaenses e carioca. O seu nome completo era Luiz Carlos Goulart, sendo natural de Porto Alegre, onde nasceu no dia vinte e um de junho de 1946. Iniciou suas atividades nas divisões inferiores do São José, posteriormente foi para os juvenis do Inter. Profissionalizou-se no Avenida.Posteriormente jogou no Flamengo, hoje Caxias, Grêmio, onde formou com Gaspar e Osmar o trio dos “Amigos da Bola”, América do Rio de Janeiro,Londrina, Atlético Paranaense, Pinheiros, Coritiba e Rio Branco de Paranaguá. Caio foi o nosso “Você Lembra?” número 82. Muito lamentável.
DANÇA DOS TÉCNICOS
Na última rodada dançaram mais dois . Abel Braga depois da derrota do Fluminense ante o Grêmio foi substituído pelo Vanderlei Luxemburgo e Guto Ferreira substituiu Edson Pimenta na Portuguesa de Desportos.
BAGÉ – 93 ANOS
O Grêmio Esportivo Bagé é um dos clubes gaúchos aniversariantes nesta a semana, pois foi fundado no dia cinco de agosto de 1920. A sua grande conquista foi o título gaúcho de 1925, quando o jalde negro derrotou o Grêmio na partida final. Neste ano o Bagé vai disputar a nossa terceirona.
TAQUARIENSE – 73 ANOS
O Grêmio Esportivo Taquariense de Taquari é o outro clube gaúcho que está ficando mais velho. Está completando setenta e três anos de vida esportiva. Após um curto período tornou-se profissional, revertendo posteriormente para amador. A data de sua fundação foi dia três de agosto de 1940.
GRÊMIO NA EUROPA
Em agosto de 2003 o Grêmio excursionou novamente a Europa. Entre os vários jogos realizados destacou-se o empate com o Benfica em um gol no dia três. Zahaovic marcou para os portugueses e Luiz Mário para o Grêmio. O Grêmio, que era orientado pelo Tite empatou com Danrlei; Anderson Lima, Pedrinho, Claudiomiro, e Roger; Anderson Polga, Tinga ( Adriano), Fábio Baiano e Rodrigo Fabri; Luiz Mário (César) e Grafite (Elton). Fábio Baiano foi expulso. Esse histórico jogo que está completando uma década de sua realização nesta semana teve como palco o Estádio da Luz, em Lisboa.

COMENTÁRIOS ()