Domingo, 28 de Maio de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
Depois da rodada da última quarta feira o Cruzeiro, apesar da derrota para o Grêmio, permanece na liderança com pontuação igual a do Botafogo. Os outros dois integrantes do G4 são Coritiba e Grêmio. O Inter, que não jogou, baixou para o oitavo lugar. No Z4 temos Criciuma, Portuguesa, São Paulo e Náutico. Na última quinta feira ocorreu o complemento da rodada com os jogos Botafogo x Inter e São Paulo x Atlético PR.
GRÊMIO
Com uma boa atuação na etapa complementar o Grêmio derrotou o Cruzeiro na noite da última quarta feira na Arena. Na etapa inicial os mineiros foram bem melhores obrigando o goleiro Dida a realizar excelentes defesas, inclusive num penalte. Posteriormente os estrelados tiveram Souza expulso e a partir daí os tricolores com o ingresso de Guilherme Biteco na equipe se adonaram das ações. Neste sábado os comandados de Renato Portaluppi vão ao Estádio São Januário enfrentar o Vasco da Gama. Na próxima quarta feira terão o primeiro jogo pela Copa do Brasil. Enfrentarão o Santos na Vila Belmiro.
INTER
Na última quinta feira o Inter enfrentou o Botafogo no Maracanã. A equipe colorada não vem jogando bem e conseqüentemente não vem obtendo bons resultados. Nos últimos nove pontos disputados ganhou apenas dois. O jogo será muito difícil, pois o alvinegro carioca vem realizando um excelente Brasileirão com um ótimo e rápido ataque. E um dos grandes problemas colorados hoje é o setor defensivo. O lado direito é muito inexperiente e o esquerdo com Juan e Kleber muito veterano. Jorge Henrique será improvisado na lateral direita e Fabricio vai retornar a equipe. Neste domingo o Inter recepciona em Novo Hamburgo o Atlético MG. Na próxima quarta feira será a vez de jogar com o Salgueiro em jogo válido pela Copa do Brasil.
SELEÇÃO BRASILEIRA
Na última quarta feia a nossa seleção iniciou a preparação visando a Copa do Mundo do próximo ano. Jogou amistosamente com a Suiça e foi derrotado pelo escore mínimo, gol contra do lateral Daniel Alves. A nossa seleção não reeditou as boas atuações da Copa das Confederações. Newmar, Oscar e Fred estiveram muito aquém de suas reais possibilidades. O próximo compromisso do time de Felipão será no dia sete de setembro, em Brasilia contra a Áustria.
PEDRINHO I
Faleceu no último dia seis de agosto Pedro Paulo Goulart, o Pedrinho I que foi um excelente polivalente de nosso futebol, atuando com igual eficiência na ponta direita e na meia cancha. Jogou no São José, Grêmio e Renner onde encerrou suas atividades em 1959. Pedrinho I era natural de Porto Alegre onde nasceu no dia vinte e sete de julho de 1928. Pedrinho I era assim chamado para diferenciar de Pedrinho II, Pedro Ário Figueiró que também foi ponteiro direito jogando no Renner . Foi contemporâneo de Pedrinho I em 1954 na conquista do Gauchão de 1954, quando era seu reserva. Por uma incrível coincidência faleceram no mesmo dia, só que em anos diferentes. Pedrinho II no ano de 2004 re Pedrinho I neste ano. Pedrinho I foi o nosso “Você Lembra?” número 146.
YPIRANGA DE ERECHIM – 89 ANOS
O Ypiranga Futebol Clube de Erechim é o clube profissional gaúcho que está ficando mais velho nesta semana, pois foi fundado no dia dezoito de agosto de 1924. Está completando, pois oitenta e nove anos de vida esportiva. O seu campo de jogo é o estádio Colosso da Lagoa, o de maior capacidade para o publico do nosso interior.
ACAFOL EMPATA COM O GRÊMIO
Em 1973 surgiu um novo clube de futebol em Cruz Alta. Era a Associação Cruzaltense de Futebol, ou a ACAFOL como ficou conhecida pelos desportistas. Era a fusão de dois tradicionais clubes da cidade, o Cruzeiro e o Riograndense. Um dos primeiros técnicos do clube foi Airton Ferreira da Silva. No dia dezoito de agosto de 1973 a ACAFOL enfrentou amistosamente a equipe do Grêmio e empatou em um gol. Butiaco, que posteriormente jogou no Aimoré marcou para a ACAFOL e Loivo para o Grêmio. A ACAFOL jogou com Alcino; Lazzarini, Pegetti, Renato e Teteu; Eduardo, Danilo e Butiaco; Juarez, Selmar (Maneco) e Isaias. O Grêmio empatou com Jair; Cláudio Radar, Renato Cogo, Beto Bacamarte e Jorge Tabajara; Carlos Alberto e Humberto Ramos; Carlinhos (João Carlos), Mazinho, Ivanir e Loivo. Foi árbitro desse histórico jogo que está completando quarenta anos de sua realização nesta semana Agomar Martins. Lamentavelmente a ACAFOL teve vida efêmera, deixando a bela Cruz Alta há muitos anos fora do futebol gaúcho. É bem verdade que há alguns anos o Guarani local disputou o Gauchão e logo após se licenciou. Por falar em Guarani, neste ano o índio cruzaltense estará chegando ao seu centenário de fundação no dia vinte de setembro deste ano.

COMENTÁRIOS ()