Segunda-Feira, 05 de Junho de 2023 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Estamos de volta para tirar o período de férias do nosso colunista César Freitas. Com isso, eu, Guilherme Wunder, dou os meus pitacos futebolísticos nesta semana. Uma semana em que falo de Grêmio, Inter e conto algumas das minhas polêmicas opiniões sobre o mundo da bola. Confira abaixo:

Campeonato Gaúcho

Grêmio e Inter passaram para as semifinais do campeonato gaúcho e enfrentam, no próximo final de semana, Ypiranga e Caxias – respectivamente. Os vencedores – provavelmente a dupla Gre-Nal – se enfrentam na final da competição estadual. Enquanto o Grêmio vem em um momento de afirmação e tendo a melhor campanha, o Inter sofre para encontrar o seu time ideal e vem penando no torneio.

Copa do Brasil

Contudo, o Inter tem a esperança de ser campeão após anos sem êxito. Para isso, precisará vencer os próximos jogos. Para quem é mais supersticioso, pode ser interessante acompanhar o Grêmio na Copa do Brasil. Vai eu uma zebra acontece e isso desestabiliza o tricolor gaúcho. É difícil? Sim, mas não impossível – e sabemos disso.

Faltou sequência por aqui

Diego Churín voltou aos holofotes fazendo o gol da vitória do Cerro em cima do Fortaleza. Muitos criticaram a passagem apagada do centroavante pelo Grêmio, mas acredito que tenha faltado sequência para o argentino por aqui. Foram poucos minutos em campo – sempre entrando na reta final – e uma excelente temporada de Diego Souza que culminaram com a sua pouca participação. Não deixa saudades, mas pode-se pensar no “Mas e se...”.

Inauguração dos Eucaliptos

O Estádio dos Eucaliptos, cujo nome oficial é Estádio Ildo Meneghetti, foi inaugurado no dia 15 de março, de 1931. O jogo inaugural foi o Grenal de número 34, vencido pelo Inter por3 a 0, três gols de Javel. O Eucaliptos, por muitos anos foi o maior estádio gaúcho. Na Copa do Mundo de 1950 foi palco de dois jogos. Seu último jogo foi Inter 4 x 1 Rio Grande, realizado no dia 26 de março de 1969, poucos dias antes dos colorados inaugurarem o Beira Rio.

Brasil campeão II Pan Americano de 1956

A data de dezoito de março deve ser festejada com muito orgulho pelos desportistas gaúchos. No ano de 1956 a Seleção Brasileira, compota por atletas que militavam em nosso futebol e comandada por José Francisco Duarte Júnior, o saudoso Teté, conquistou de maneira invicta o Pan Americano. Participaram deste importante evento México, Brasil, Argentina, Costa Rica e Chile. Na partida final realizada no dia 18 de março empatamos com a Argentina em dois gols. Chinezinho e Enio Andrade foram os artilheiros brasileiros.

Pelé em Porto Alegre

Em março de 1957, o Santos realizou uma longa excursão pelo estado, visitando inúmeras cidades. A sua estreia ocorreu no dia 12 de março daquele ano e nessa data a equipe paulista foi derrotada pelo Grêmio por 3 a 2. Pelé entrou na segunda etapa, no lugar de Del Véchio. Inconformados com a derrota, os santistas pediram revanche. A partida foi realizada dois dias após e desta vez o Santos goleou por 5 a 0. Desta vez atuou parte da etapa final, entrando no lugar de Jair da Rosa Pinto. Mesmo a sua equipe marcando 7 gols nas duas partidas, Pelé não figurou entre os goleadores. Essas memoráveis partidas completaram 50 anos.

COMENTÁRIOS ()