Domingo, 23 de Julho de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
O Cruzeiro venceu e assumiu a liderança isolada do atual Brasileirão. O Botafogo foi derrotado pelo Atlético PR e agora ficou com um ponto na frente do Grêmio, que está ocupando a terceira colocação. O quarto colocado é o Atlético PR. O Inter, que empatou novamente, permaneceu na oitava colocação. Os quatro clubes que estão no Z4 são Ponte Preta, São Paulo, Portuguesa de Desportos e Náutico, que cada vez se distancia dos demais.

BRASILEIRÃO B
Depois da rodada do último fim de semana, quando ocorreu a derrota dos dois primeiros colocados, não houve modificações no grupo que está liderança, que são Palmeiras, Chapecoense, Sport e Paraná. Na outra extremidade temos São Caetano, Paysandu, América RN e ABC.

GRÊMIO
Jogando uma boa partida o Grêmio venceu ao Flamengo no Mané Garrincha pelo escore mínimo. Pará cobrando uma falta marcou o gol gremista. Foi o seu primeiro gol com a jaqueta tricolor. O Flamengo não reeditou as suas últimas boas atuações. Foi a quarta vitória consecutiva gremista. Com os doze pontos subiu para a terceira colocação na classificação geral. Neste sábado os comandados de Renato Portaluppi enfrentam a Ponte Preta na Arena. A “Macaca” está desesperada, pois está muito ameaçada de rebaixamento.
Pela Copa do Brasil derrotou o Santos na Arena por dois a zero. Os tricolores jogaram melhor e mereceram vencer. Mas temos que reconhecer que os “deuses do futebol” estão favoráveis aos gremistas. No jogo com o “peixe” Montillo, o melhor jogador santista teve que sair logo no inicio do jogo por lesão muscular. A partir daí os comandados de Renato Portaluppi dominaram o jogo. Agora o Grêmio vai enfrentar o Corinthians em outubro.

COPA DO BRASIL
Além do Grêmio, que eliminou o Santos, os clubes que seguem na competição são Atlético PR, Goiás, Botafogo e Flamengo. Inter X Salgueiro e Vasco X Nacional AM jogaram na quinta feira e deixo de comentar esses jogos devido ao fechamento desta edição. Os jogos das quartas de finais serão Flamengo X Botafogo, Grêmio X Corinthians. O Atlético PR será o adversário do
vencedor de Salgueiro X Inter e o Goiás vai esperar o vencedor de Vasco X Nacional. Esses jogos realizados em outubro próximo.

INTER
Apesar de jogar uma boa partida, o Inter não conseguiu truncar essa série de empates que tanto está preocupando a sua torcida. Novamente o setor defensivo conspirou para os colorados. Os laterais que saíram jogando comprometeram e por suas falhas o Goiás chegou a estar vencendo por 3X1. Nos minutos finais os atletas mostrando indignação chegaram ao empate em três gols. Walter do Goiás foi o grande nome do jogo. Está jogando muita bola. Neste domingo o Inter vai ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. Será mais um jogo muito difícil, pois o “Coxa” está realizando uma excelente campanha. Na última quinta feia o Inter foi a Salgueiro realizar o jogo de volta. Como já fez um escore dilatado no jogo de ida, Dunga resolveu poupar vários atletas como D Alessandro, Kleber, Forlan e Juan. Devido ao fechamento desta edição deixo de comentar esse jogo.

GUARANI DE VENÂNCIO AIRES – 84 ANOS
O Esporte Clube Guarani, de Venâncio Aires é o clube profissional gaúcho que está ficando mais velho nesta semana, pois foi fundado no dia três de setembro de 1929. O rubro negro da cidade “Capital do Chimarrão” atualmente disputa a nossa Terceirona com uma campanha razoável.

DANÇA DOS TÉCNICOS
Paulo César Carpeggiani que dirigia a Ponte Preta foi demitido no último sábado. O seu substituto é Jorginho Campos, que iniciou o Brasileirão dirigindo o Flamengo. Ele é o terceiro técnico que assume a “Macaca” neste primeiro turno. O primeiro foi Guto Ferreira que agora está na Portuguesa de Desportos. Osvaldo Alvarez, o Vadão também não resistiu os maus resultados do Criciuma e foi demitido. Silvio Criciuma está dirigindo a equipe interinamente. O clube está em tratativas com Silas, mas ainda não houve acerto. Silas iniciou o Brasileirão treinando o Náutico. E a dança continua....

GILMAR
O nosso futebol está de luto mais uma vez. Faleceu no último domingo Gilmar dos Santos Neves que foi considerado o melhor goleiro brasileiro de todos os tempos. Ele contava com oitenta e três anos completados no último dia vinte e dois e agosto,pois nasceu nessa no ano de 1930. Ele jogou no Jabaquara, Corinthians e Santos. Ele foi o goleiro brasileiro nas Copas do Mundo de 1958 e 1962, quando nos sagramos bi campeões mundiais. Jogou cento e três jogos pela nossa seleção. Ele foi o nosso “Você Lembra?” número 350.

DE SORDI
O último fim de semana foi trágico. No último sábado faleceu De Sordi, que foi um excelente lateral direito, que atuou no XV de Piracicaba e no São Paulo, onde esteve por treze anos. De Sordi foi o lateral direito de nossa seleção nos cinco primeiros jogos da Copa da Suécia em 1958. No jogo final jogou Djalma Santos, que por sinal faleceu há poucos dias. De Sordi era natural de Piracicaba, onde nasceu no dia quatorze de fevereiro e 1931. De Sordi faleceu na cidade paranaense de Bandeirantes, onde residia. De Sordi foi o nosso “Você Lembra?” número 323.

COMENTÁRIOS ()