Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Rescaldo primeiro turno brasileirão
O Cruzeiro foi o campeão do primeiro turno com quarenta pontos, seguido do Botafogo com trinta e seis, Grêmio e Atlético PR, com trinta e quatro. O Inter ficou na sexta posição com trinta pontos. Os clubes que ficaram colocados nas quatro últimas colocações foram Portuguesa, São Paulo, Ponte Preta e Náutico. O melhor ataque foi o do Cruzeiro com quarenta e dois gols. O artilheiro é o Éderson do Atlético PR com doze gols. A defesa menos vazada foi a do Corinthians que sofreu apenas oito gols. As defesas mais vazadas foram as do Vasco, Portuguesa e Náutico com trinta e dois gols sofridos.

Returno
Cruzeiro, Botafogo e Grêmio estrearam no returno com vitória, assim permanecem nas mesmas posições. O Atlético PR empatou e ficou a cinco pontos do Corinthians e Inter. A Portuguesa derrotou o Vasco na quarta feira e deixou seu lugar no Z4 para o Atlético MG
que jogou com o Coritiba na última quinta feira.

Grêmio
Os “deuses” do futebol continuam ajudando o Grêmio. No jogo com a Portuguesa os tricolores foram melhores até estar vencendo por dois a zero. Posteriormente a “Lusa” reagiu e conseguiu o empate em dois gols. Quando se esperava um final de jogo eletrizante eis que o árbitro assinala um penalte inexistente a favor dos gaúchos e a seguir expulsa dois atletas paulistas, o que abortou uma eventual reação lusitana. É verdade que houve um gol anulado do Grêmio, num lance muito duvidoso. Neste domingo os tricolores recebem a visita do “Galo”mineiro. No jogo do turno foi derrotado por dois a zero. O bom momento continuou na vitória ante o Náutico. Na primeira etapa o único chute ao gol de Gedeão foi o penalte cobrado pelo Barcos,que resultou em gol. O Náutico teve mais volume de jogo, porém lhe faltou muita qualificação técnica, de maneira especial no ataque, que foi inoperante. Se a equipe do Náutico tivesse um pouco mais de qualidade o resultado do jogo poderia ser bem diferente.

Inter
A irregularidade é a marca registrada do time do Inter neste Brasileirão. Depois de uma ótima exibição quando derrotou o Corinthians, venceu com dificuldades a Ponte Preta e na última terça feira foi derrotado pelo Santos em Novo Hamburgo, num jogo atrasado. Foi uma ducha de água fria numa equipe que parecia que estava em ascensão. O Inter novamente errou muitos passes e desperdiçou muitas chances de gols. Fabricio novamente foi expulso. Na última quinta feira o Inter recepcionou o Vitória. Os baianos caíram muito de produção nos últimos jogos. No jogo do turno ocorreu um empate em dois gols. No domingo os colorados vão a Criciuma. No jogo do turno o Inter venceu por dois a zero. O jalde negro da capital do carvão melhorou muito sob o comando de Silvio Criciuma.

Seleção brasileira
A nossa seleção realizou dois jogos contra a Austrália e contra Portugal. Eu considero a vitória ante a seleção lusitana muito mais importante do que a goleada ante a Austrália, porque esta é reconhecidamente uma seleção muito fraca, sem expressão no cenário mundial. Em minha opinião Julio César, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Ramires, Bernard, Neymar, Fred e Lucas já podem se considerar convocados para participar da Copa. Pena que a lesão reduziu as chances de Damião participar desse grupo. Entendo que Jô e Pato agora estão com mais possibilidades de participar dessa competição.

Camisetas
Como afirmei anteriormente eu considero as camisetas de clubes um verdadeiro “manto sagrado” devendo manter sempre as características originais. No último domingo o Vasco empatou com o Atlético PR jogando com uma camiseta sem a tradicional faixa vermelha transversal no peito e sem a cruz de malta. Enfim uma jaqueta totalmente estranha.

Dança dos técnicos
Paulo Autuori não é mais o técnico do São Paulo. Foi substituído pelo Murici Ramalho. Neste primeiro turno apenas sete clubes não trocaram de técnicos, que foram Inter, Cruzeiro, Atlético PR, Botafogo, Corinthians, Coritiba e Goiás.

Grêmio – 110 anos
O Grêmio Foot Ball Porto Alegrense é o clube gaúcho profissional aniversariante nesta semana. Está completando neste quinze de setembro expressivos cento e dez anos de vida esportiva, pois foi fundado no ano de 1903. Os tricolores são uma das maiores potencias futebolísticas do futebol brasileiro conquistando títulos em praticamente todas as competições que participaram.

Que time é este?
Grêmio: Vitor: Edilson, Rever, Gilberto Silva e Bruno Colaço; Souza, Escudero, e Ronaldinho Gaúcho e Carlos Eduardo. Marcelo Moreno e Borges.
Inter: Renan; Ceará, Lucio, Bolivar e Eltinho; Edinho, Tinga e Daniel Carvalho; Dagoberto, Walter e Pato.
DESCOBRIU? É uma seleção de ex atletas da dupla Grenal que estão disputando o atual Brasileirão por clubes adversários. Muitos deixaram saudades, outros nem tanto....

COMENTÁRIOS ()