Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
A última rodada do Brasileirão foi trágica para o futebol gaúcho. O Grêmio foi impiedosamente goleado pelo Coritiba e o Inter foi derrotado pelo São Paulo. Com as derrotas os clubes gaúchos marcaram passo na tabela de classificação. Enquanto isso o Cruzeiro e o Botafogo venceram. O estrelado mineiro cada vez mais se aproxima do título e o “Fogão” assumiu a vice-liderança. Está com a mesma pontuação dos tricolores gaúchos, porém está em vantagem no saldo de gols. O Atlético PR permanece na quarta colocação, agora bastante ameaçado pelo Goiás e Vitória. O Inter está na décima colocação. No Z4 estão a Ponte Preta, Vasco, Criciuma e Náutico este já rebaixado. O grande jogo do próximo domingo será Goiás X Botafogo lá no Serra Dourada.
COPA DO BRASIL
Desfalcado dos seus melhores atacantes, o Grêmio obteve um bom resultado o ser derrotado pelo Atlético PR pelo escore mínimo. O “Furacão” não teve uma boa atuação e não aproveitou a fragilidade gremista. Agora, na próxima quarta feira, na Arena o Grêmio tem plenas condições de reverter esse escore adverso e assim se classificar para as finais dessa importante competição. Elano e principalmente Zé Roberto continuam preteridos na equipe tricolor. A massa gremista contava com a presença deles no jogo da última quarta feira. O time melhorou bastante de produção quando Elano entrou na segunda etapa. No outro jogo, disputado no estádio da Serra Dourada, o Flamengo derrotou o Goiás por 2X1. Assim, o “Mengo” vai com vantagem para o jogo da próxima quarta feira.
GRÊMIO
Jogando com uma equipe bastante desfalcada, o Grêmio foi presa fácil para o Coritiba no último domingo. Rhodolfo, Ramiro e Souza foram poupados para o jogo com o Atlético PR da última quarta feira. É bem verdade que o gol contra de Pará foi muito prematura e isso desestabilizou todo o setor defensivo gremista. Foi uma tarde muito negativa para o lateral, pois na segunda etapa ele foi expulso merecidamente. Neste domingo os tricolores recebem o Bahia na Arena. Renato Portaluppi deve poupar alguns jogadores para o jogo decisivo com o Atlético PR.
INTER
Apesar de ter realizado uma boa partida, o Inter foi derrotado pelo São Paulo por 3X2. É bem verdade que os colorados foram bastante prejudicados pela arbitragem, que validou o primeiro gol sãopaulino que foi marcado pelo Aloisio, que estava impedido e deixou de marcar um penalte sofrido pelo Jorge Henrique. Os dois penaltes que beneficiaram o tricolor paulista foram marcados corretamente. Neste domingo o Inter vai até o estádio da Vila Capanema enfrentar o Atlético PR, que poderá poupar algum atleta para o jogo de volta com o Grêmio.
DANÇA DOS TÉCNICOS
Dorival Junior não é mais o técnico do Vasco. Foi demitido na última segunda feira. Adilson Batista assumiu o seu lugar. Adilson Batista é terceiro técnico vascaíno neste Brasileirão. O clube começou o certame com Paulo Autuori e posteriormente Dorival Junior. Vanderlei Luxemburgo balança no Fluminense.
PALMEIRAS
Ao empatar com o São Caetano sem gols, o Palmeiras carimbou o seu passaporte de retorno ao grupo de elite de nosso futebol. A Chapecoense está quase carimbando. As outras duas vagas estão sendo disputadas pelo Sport, Avai, Icasa, Paraná e Joinville. No Z4 estão Atlético GO, Paysandu, São Caetano e ASA. O ABC está muito ameaçado.
BRASILEIRÃO C
Não foi desta vez que o Caxias foi promovido para o Brasileirão B. No jogo decisivo foi derrotado pelo Luverdense por 2X0. No jogo de ida no Centenário havia sido derrotado pelo placar de 2X1. Foi muito lamentável. Assim, 2014 será mais um ano que não teremos nenhum clube gaúcho no Brasileirão B. Os clubes que já estão promovidos até agora são Luverdense da cidade mato-grossense de Lucas do Rio Verde, Vila Nova de Goiás e Sampaio Correa do Maranhão. A quarta vaga está sendo decidida entre o mineiro Betim e o pernambucano Santa Cruz.
BRASILEIRÃO D
O Juventude, que está promovido ao Brasileirão C, derrotou o Botafogo da Paraíba e joga por um empate no jogo deste domingo em João Pessoa para conquistar o título da competição. No próximo ano teremos o clássico CAJU no Brasileirão C.
NOVO HAMBURGO
O Novo Hamburgo empatou com o São José no jogo decisivo pela Copa Willy Sanvitto. Como havia vencido o primeiro jogo, que foi disputado no Passo d Areia, sagrou-se campeão da competição. Assim, vai disputar c Copa do Brasil em 2014.
TERCEIRONA
Guarani de Venâncio Aires, Marau, Sapucaiense e Nova Prata São os finalistas da Terceirona.

COMENTÁRIOS ()