Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
No último fim de semana já tivemos algumas definições com relação ao Brasileirão 2013. O Grêmio com a vitória ante o Goiás, assegurou sua participação na Libertadores. Ficou com remotas possibilidades de não conquistar o vice-campeonato. A terceira colocação deve ser do Atlético PR e se houver a quarta ficará entre Goiás, Botafogo e Vitória. O Inter novamente não venceu e ainda ficou correndo o risco de ser rebaixado. É bem verdade que para tanto deverá ocorrer muita coisa errada para os colorados. Mas nos jogos do fim de semana só ocorreram resultados desfavoráveis. No Z4 Fluminense, Vasco, Coritiba e Criciuma são os mais ameaçados para fazer companhia para os rebaixados Ponte Preta e Náutico.
CLUBES PAULISTAS & CARIOCAS
É impressionante a derrocada dos clubes paulistas neste Brasileirão. Na penúltima rodada o clube paulista melhor classificado é o Santos na oitava colocação. E a Ponte Preta já está rebaixada. O futebol carioca também não foi bem. O seu melhor representante é o Botafogo, que luta pela quarta colocação. Mas terá o Fluminense ou o Vasco rebaixado. Na certa um dos dois cairá.
MINEIROS
O ano de 2013 foi de ouro para o futebol mineiro. O Cruzeiro disparou e chegou ao título com várias rodadas antecipadamente. E o Atlético conquistou a Copa Libertadores da América. Precisa mais.... Quando o futebol gaúcho fará algo parecido????
PONTE PRETA
Ao empatar em um gol com o Lanus, no jogo de ida pela Copa Sul Americana, a Ponte Preta obteve um mau resultado porque o jogo de volta será em Buenos Aires na próxima quarta feira. E lá as coisas são bem mais difíceis. Os dois gols da partida foram marcados através de faltas magistralmente cobradas.
GRÊMIO
Numa rodada em que deu tudo certo para os tricolores, o Grêmio assegurou a sua participação na próxima Libertadores. Derrotou o Goiás no último domingo na Arena pelo escore mínimo. O gol gremista surgiu depois de um chute desviado de Ramiro, que Barcos, com oportunismo aproveitou. Os goianos, depois que perderam Valter lesionado, tornaram-se totalmente inofensivos. Neste domingo os comandados de Renato Portaluppi vão ao Canindé enfrentar a Portuguesa. Como os clubes necessitam de apenas um ponto para alcançar seus objetivos, um empate é o resultado mais provável...
INTER
Para o Inter, a única coisa boa que ocorreu no último fim de semana foi o empate com o Corinthians, com apenas dez homens, devido à expulsão de Williams. Todos os resultados paralelos de domingo foram desfavoráveis. Agora o Inter necessita de mais um ponto para ficar livre do fantasma do rebaixamento. Enfrenta a Ponte Preta em Caxias do Sul. A “Macaca” deverá atuar com uma equipe mista, porque já está rebaixada e o seu maior interesse no momento é a Copa Sul Americana. Portanto uma vitória colorada nessas circunstâncias é esperada...
SEGUNDONA BRASILEIRA
O Figueirense é o quarto clube classificado para o Brasileirão do próximo ano. Os outros três são Palmeiras, Chapecoense e Sport. Os rebaixados foram Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA.
PEDRO ROCHA
Faleceu no último dia dois Pedro Virgilio Rocha, meia uruguaio que brilhou intensamente no Penharol e no São Paulo. Ele faleceu um dia antes de completar setenta e um anos de idade na capital paulista. Lamentavelmente não tive a oportunidade de entrevistá-lo para o nosso “Você Lembra?”. Ele treinou o Inter por um curto período. O futebol sul americano está de luto.
FUTEBOL CATARINENSE
O também foi muito bom para o futebol catarinense. Classificou dois clubes para o Brasileirão do próximo ano. Se o Criciuma não for rebaixado, teremos três clubes catarinenses em 2014.
TERCEIRONA BRASILEIRA
O Santa Cruz, de Recife conquistou a Terceirona Brasileira. Os outros três clubes que foram promovidos para a Segundona foram o Sampaio Correia, Luverdense e Vila Nova – GO.
GRÊMIO CAMPEÃO MUNDIAL – 30 ANOS
O dia onze de dezembro de 1983 foi inesquecível para todo o torcedor gremista. Nesse dia o Grêmio derrotou o Hamburgo em Tóquio por dois a um, após empate em um gol no tempo regulamentar. Renato Portaluppi foi o herói dessa conquista, pois marcou os dois gols gremistas. A equipe tricolor, que era orientada pelo Valdir Espinosa, venceu com Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Paulo César Guimarães; China, Osvaldo (Bonamigo), Mário Sérgio e Paulo César Lima (Caio); Renato e Tarciso. Esse grande feito gremista está completando trinta anos nesta semana.

COMENTÁRIOS ()