Quinta-Feira, 30 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO
Após os jogos da última quarta feira, os quatro clubes do G4, Fluminense, Atlético MG, Grêmio e São Paulo continuaram bem distantes de seus mais próximos seguidores. O Fluminense com a derrota para o “Galo” viu diminuída da diferença entre os dois. Devem ser estes os representantes brasileiros na próxima Libertadores. O Inter permanece na sexta colocação, em minha opinião, sem chances de integrar o G4. Na outra extremidade o Palmeiras está reagindo, porém ainda em situação muito delicada. Creio que o Figueirense e Atlético GO já perderam as esperanças de escapar do rebaixamento. O Sport, o outro integrante do Z4, continua com sua situação indefinida. A 33ª rodada do Brasileirão iniciou na última quinta feira, pois não teremos jogos neste domingo devido às eleições em algumas capitais brasileiras.
GRÊMIO I
No último sábado o Grêmio não jogou bem e assim empatou sem gols com o Coritiba no Olímpico. Esse tropeço deixou numa situação pouco confortável na tabela de classificação. Agora está a dez pontos do líder Fluminense e a quatro do Atlético MG. Neste sábado os tricolores vão ao estádio Pituaçú enfrentar o Bahia que está numa posição desconfortável na tabela. No primeiro turno o Grêmio venceu por tres a um. Na última quarta feira os comandados de Vanderlei de Luxemburgo enfrentaram o Barcelona de Guayaquil pela Copa Sul Americana no Olímpico. A equipe gremista voltou a não jogar bem e teve grande dificuldade em vencer por dois a um. A massa tricolor passou por um grande sufoco quando os equatorianos abriram o escore. O jogo poderia ter sido decidido nos penaltes. E aí seria loteria....Agora o Grêmio vai enfrentar o Milionários da Colômbia, que eliminou o Palmeiras. O primeiro jogo será na próxima terça feira aqui no Olímpico.
GRÊMIO II
Fábio Koff venceu as eleições presidências do último sábado.Obteve 57,05% dos votos contra 36,70% de Paulo Odone e 6,25% de Homero Bellini. A partir de agora é muito grande a responsabilidade do novo presidente, pois foi eleito prometendo grandes conquistas pra o tricolor gaúcho.
INTER
Jogando uma boa partida, o Inter derrotou o Vasco em pleno São Januário. Forlan parece que desencantou, pois marcou os dois gols da vitória. D Alessandro em noite inspirada, voltou a ser o velho maestro do time. Neste domingo o Inter recepciona o Palmeiras no Beira Rio.No primeiro turno ocorreu uma vitória colorada pelo escore mínimo. Giovanni Luigi confirmou sua candidatura para um novo período na presidência colorada. Já sabe que terá como adversários Luiz Antônio Lopes e Sandro Farias.
JORGE MENDES
Faleceu no último dia vinte e dois do corrente Jorge Mendes. Ele era o decano da crônica esportiva gaúcha. Eu tive o privilégio de tê-lo como meu mestre. Foi meu editor no Jornal do Comercio na década de noventa, quando fui setorista do Cruzeiro e São José. Ele iria completar expressivos noventa anos de idade neste vinte e quatro de outubro. Uma grande festa estava sendo organizada por seus amigos. Provavelmente a emoção tenha lhe provocado um fulminante infarto do miocárdio. Muito lamentável...
SÉRIE C
O Caxias derrotou o Brasiliense no Centenário e assumiu a terceira colocação do seu grupo. Neste sábado enfrenta o Duque de Caxias lá no Rio de Janeiro.
COPA HELIO DOURADO
No último fim de semana foram classificados o Ypiranga, Brasil de Pelotas, 14 de Julho, Juventude e Sapucaiense.
TERCEIRONA GAÚCHA
Aimoré X Grêmio Bagé e Garibaldi X Gaúcho são os jogos que vão definir quais serão os clubes classificados para a Segundona Gaúcha no próximo ano.
JOGO DO TARCISO
No dia primeiro de novembro de 1972 o Inter enfrentou o América carioca no Beira Rio, em jogo válido pelo Brasileirão daquele ano. O Inter foi surpreendentemente derrotado por um a zero, gol do então desconhecido Tarciso. O “Flexa Negra” ganhou de Pontes da corrida, algo inédito até então, e marcou o gol solitário do jogo. Esse fato foi decisivo para a contratação de Tarciso para o Grêmio, onde se consagrou. O Inter que dirigido pelo Dino Sani jogou com Schneider; Pedro Basílio, Figueroa, Pontes e Jorge Andrade; Carbone, Bráulio (Tovar) e Paulo César Carpegiani; Valdomiro, Manoel e Escurinho (Marciano). O América venceu com Ubirajara; Cabrita, Alex, Aldeci e Álvaro; Badeco, Edu (Caio) e Antonio Carlos; Tarciso, Taquito (Ivair) e Gilmar. Esse histórico jogo que está completando quarenta anos de sua realização nesta semana foi dirigido pelo árbitro Dulcídio Wanderlei Boschilia.

COMENTÁRIOS ()