Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO I
Findou no ultimo domingo o Brasileirão edição 2013. Terminou de uma maneira muito triste. Os lamentáveis incidentes de Joinville vão ficar marcados por muito tempo na nossa memória. Até quando vamos conviver com essa barbárie? Devem acabar com as torcidas organizadas. Creio que está na hora que os clubes que forem punidos deverão jogar fora de seu estado com os portões fechados. Os envolvidos nos condenáveis atos de violência devem ser punidos com muito rigor.
BRASILEIRÃO II
Ao empatar com a Lusa do Canindé, o Grêmio confirmou o vice-campeonato. As posições seguintes fim com o Atlético PR e o Botafogo. Estes são os representantes brasileiros na Libertadores. O Inter findou na humilhante décima quinta colocação. Os clubes rebaixados foram os cariocas Fluminense, Vasco, Ponte Preta e Náutico. A Portuguesa cometeu uma falha incrível ao escalar Everton na partida contra o Grêmio. Ele estava punido pelo TJD. Se a Lusa for punida, perderá quatro pontos que lhe vai custar o rebaixamento. O Fluminense será o clube beneficiado. É evidente que o clube paulista vai questionar na justiça essa decisão.
COPA SUL AMERICANA
Nesta quarta feira teremos a final da Copa Sul Americana entre a Ponte Preta e Lanus. Esse jogo será na Argentina. A “Macaca” jogou muito mal, de maneira especial na etapa inicial e foi derrotada por dois a zero. Com essa vitória o Lanus conquistou o titulo que estava em jogo.
Não desta vez que o clube campineiro conquistou o seu primeiro título importante em cento e treze anos de vida. Muito lamentável....

GRÊMIO
Apesar de apresentar um futebol que foi muito criticado, muito pouco ofensivo conseguiu conquistar o vice-campeonato. Os atacantes Barcos, Kleber e Vargas deixaram a desejar ao longo dos jogos. Porém o arqueiro Dida e o sistema defensivo montado pelo Renato Portaluppi foram muito eficientes. Para 2014 teremos algumas modificações lá pelos lados da Arena. Ainda não foi definida a permanência de Renato. A pré-temporada será realizada em Bento Gonçalves.
INTER
Foi um alivio muito grande para a torcida colorada quando o árbitro apitou o fim do jogo com a equipe sub vinte da Ponte Preta. Ali estava sacramentada a sua permanência no Grupo de Elite de nosso futebol. Mas o susto foi muito grande. A equipe jogou muito mal a maioria dos últimos jogos. É inexplicável o que está ocorrendo com o Inter. Individualmente são ou foram excelentes atletas, mas no conjunto foi deplorável. Para 2014 deveremos ter uma grande reformulação no elenco. Em minha opinião se salvaram do desastre apenas Muriel, D Alessandro, João Afonso, Otávio e Jorge Henrique. Os demais deverão ser reavaliados pelo Abel Braga, o novo técnico colorado. Acho que o Indio não deve renovar contrato. Não tem mais recuperação quando joga com jovens e velozes atacantes. A propalada contratação do zagueiro Paulão, reserva do Cruzeiro creio ser equivocada. O Inter merece um zagueiro mais eficiente como o Manuel do Atlético PR, por exemplo. Leandro Damião está sendo negociado com um grupo de empresários que vai repassá-lo ao Santos.
COPA DO MUNDO
Tivemos na última sexta feira o sorteio dos jogos para a Copa do Mundo. O Brasil terá como adversários Croácia, México e Camarões. Um grupo aparentemente fácil, porém confesso que não estou gostando do grande otimismo dos nossos dirigentes e torcedores. Um inesperado tropeço complica tudo. O grupo mais difícil inegavelmente será o D que terá Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália. Porto Alegre vai sediar cinco jogos. Quatro pela fase classificatória que serão: França X Honduras, Holanda X Austrália, Coréia do Sul X Argélia e Argentina X Nigéria. Posteriormente teremos um jogo pelas oitavas de finais com países ainda a serem definidos.

COMENTÁRIOS ()