Sábado, 23 de Setembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


GAUCHÃO
Findou a fase classificatória do atual Gauchão. Já são conhecidos os oito finalistas que vão para os jogos eliminatórios e também os clubes rebaixados. É bem verdade que ainda existe uma pendência jurídica com relação com o Passo Fundo, que ainda discute a perda de oito pontos que sofreu. Do jeito que está o Passo Fundo está rebaixado junto com o Pelotas e São Luiz. Se recuperá-los o Passo Fundo vai disputar os jogos eliminatórios no lugar do Cruzeiro e vai enfrentar o Inter no Beira Rio neste sábado. Os demais jogos são Grêmio X Juventude no domingo, Brasil X Novo Hamburgo no sábado no Bento Freitas e o Caxias joga como Veranópolis na noite desta sexta feira no estádio Centenário.
GRÊMIO
Pelo Gauchão os gremistas enfrentam neste domingo o Juventude, que e treinado pelo Roger Machado ex atleta e membro da Comissão Técnica gremista. Pela Libertadores o Grêmio foi a Rosário Central e obteve um empate com gosto de vitória. O Newells teve mais domínio de bola, porém os tricolores nunca deixaram de ameaçar a meta de Guzmán. Marcelo Grohe novamente esteve estupendo realizando excelentes defesas. Ele também contou com a sorte, acompanha todos os bons goleiros. Em duas oportunidades as suas traves salvaram a sua meta. No gol sofrido não teve culpa. Havia muita gente na sua frente e o chute do argentino foi muito forte. Agora, em minha opinião os gremistas praticamente já carimbaram o seu passaporte para a fase seguinte da competição. Além de estar jogando bem, está com muita sorte, que são dois ingredientes muito importantes para chegar lá. Newells e Nacional de Medelin vão disputar a outra vaga.
MARCELO GROHE
Pelo que vem jogando, Marcelo Grohe merece ser convocado para a nossa seleção. Em minha opinião ele está em melhor fase do que Diego Cavalieri e Vitor que estão disputando a terceira vaga de goleiro. E não sei se ele não está melhor do que Julio César... O Jeferson, pelo que está jogando merece a convocação. E quem sabe a titularidade...
INTER
Num jogo em que a igualdade no placar seria o mais justo, o Inter derrotou o Lajeadense pelo escore mínimo. Os colorados jogaram com o misto quente e novamente não agradaram. O time mostrou um natural desentrosamento. Agora, segundo Abel Braga, a fase dos testes está acabada. Só o time considerado titular vai atuar. Pelas poucos jogos em que atuaram juntos certamente também vão apresentar desentrosamento. Acho que o Abel perdeu boa oportunidade para entrosar os titulares. Neste sábado o Inter joga no Beira Rio contra adversário a que foi definido nesta quinta feira e que devido ao fechamento desta edição deixo de mencionar. Contra qualquer destes adversários o Inter é franco favorito.
SEGUNDONA GAÚCHA
Depois da rodada do último fim de semana, o Ypiranga venceu o Inter SM, somou 19 pontos e já está classificado. Juntamente com o Santa Cruz são os únicos invictos da competição. Eles pertencem ao Grupo B. Juntamente com o Brasil de Farroupilha e Marau são os clubes que estariam classificados. No Grupo A os líderes são Tupi, Avenida, Inter SM e Panambi. União Frederiquense, Canoas e Riopardense, que pertencem ao Grupo A e já estão praticamente rebaixados.
PINHEIROS -83 ANOS
O Esporte Clubes Pinheiros de Taquari é um dos clubes gaúchos aniversariantes nesta semana, pois foi fundado no dia vinte e dois de março de 1931. Na década de noventa juntamente o seu arqui rival Taquariense se profissionalizou e disputou a nossa segundona. Há vários anos reverteu a sua situação para amadorismo.
SANTA CRUZ – 101 ANOS
O Futebol Clube Santa Cruz de Santa Cruz do Sul é outro clube de nosso estado que está ficando mais velho nesta semana. Fundado no dia vinte e seis de março de 1913, o clube
Está completando expressivos cento e um anos de vida esportiva. Justo no ano de seu centenário realizou uma má campanha no nosso Gauchão e devido a esse fato foi rebaixado.
Neste ano realiza excelente campanha e tem tudo para retornar ao Grupo de Elite de nosso futebol.
AIMORÉ – 78 ANOS
O Clube Esportivo Aimoré, de São Leopoldo também aniversaria neste dia vinte e seis de março. Está completando setenta e oito anos de vida esportiva, pois foi fundado no ano de 1936. Depois de muitos anos de más jornadas, o clube índio retornou neste ano ao Grupo de Elite de nosso futebol e deverá permanecer no próximo ano.
ESTÁDIO DOS EUCALÍPTUS
O estádio dos Eucalíptus, que serviu de palco dos jogos do Inter, foi inaugurado no dia quinze de março de 1931. O jogo inaugural foi um Grenal, vencido pelo Inter por três a zero, três gols do atacante Javel. A sua fase de ouro foi no ano de 1950 quando foi palco de três jogos pela Copa do Mundo daquele ano. O último jogo ocorreu no dia vinte e seis de março de 1969. Nessa data o Inter derrotou o Rio Grande por quatro a um, gols de Sérgio Galocha, Valdomiro, Gilson Porto e Marciano. Motine, de penalte descontou para os riograndinos. O Inter venceu com Gainete (Schneider); Lauricio ( Édson Madureira), Pontes, Valmir e Sadi ( Jorge Andrade). Lamas ( Tovar) e Dorinho ( Rui). Valdomiro ( Tesourinha), Braulio ( Sergio Galocha) Marciano e Gilson Porto (Urruzmendi). O Rio Grande foi derrotado com Osvaldo. Motine, Flavio, Betão e Carlos. Joãozinho e Haroldo. Jesus, Neca, Chiquinho e Rodrigues. O arbitro desse histórico jogo que esta completando quarenta e cinco de sua realizacão nesta semana foi Verno Emilio Kerstern. Poucos dias depois o Inter inaugurou o Gigante da Beira Rio, que será reinaugurado em breve para ser palco de jogos da Copa do Mundo.

COMENTÁRIOS ()