Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


GAUCHÃO I
Nos jogos das quarta de finais os favoritos venceram. No jogo mais parelho, como era de esperar ocorreu um empate em dois gols e o Caxias venceu nos penaltes. Nos demais o Brasil, Inter e Grêmio derrotaram seus adversários.
GAUCHÃO II
O Gauchão de 2014 chega ao seu final com dois jogos de luxo. Pelo que jogaram nas partidas semi finais o Inter teve mais facilidades, pois enfrentou um Caxias muito debilitado. O Brasil vendeu muito caro a sua derrota. Mesmo assim, eu considero que o Grêmio chega melhor para os Grenais decisivos. Está com uma mecânica de jogo mais afinada. O time está bem mais entrosado. Mas Grenal é Grenal e tudo pode acontecer. O primeiro clássico será na Arena no próximo domingo e o outro no dia treze de abril em local ainda a ser determinado.
GRÊMIO
O Grêmio está jogando fácil e não teve dificuldades em derrotar o Juventude na Arena. Enderson Moreira montou uma mecânica de jogo em que a sua equipe está atuando muito bem. Sempre pressionando o seu adversário e levando perigo ao gol adversário. O jogo com o Juventude foi três a zero e poderia ter sido mais. O jogo com o Brasil foi sensacional. O Xavante opôs muita dificuldade para os gremistas. Com um sistema defensivo muito bem montado, os atacantes tricolores não tiveram espaço físico para trabalhar. O Brasil teve azar nos dois gols sofridos. No primeiro Marcio Hahn marcou contra, colocando nas suas redes uma bola que eu creio que iria para fora. No segundo foi numa saída de bola totalmente errada quando o zagueiro chutou em cima de Luan que se aproveitou para marcar. Em minha opinião houve toque de mão do atacante gremista, o que invalidaria o lance. Mas é um lance de interpretação do árbitro. Na etapa complementar o jogo seguiu parelho e com o Grêmio um pouco melhor. Numa bela cabeçada Gustavo Papa marcou o gol de honrados pelotenses. Foi o melhor jogo do Gauchão até aqui.
INTER
Contra o Cruzeiro o Inter jogou um pouco melhor, mas ainda está longe de apresentar aquele rendimento que o torcedor colorado espera assistir em campo. No jogo contra o Caxias o Inter quase sempre foi soberano. Chegou ao placar de três a zero com naturalidade. Mas temos que levar em consideração que os caxienses jogaram muito desfalcados. E quando foram ao ataque, de maneira especial na etapa complementar, levaram perigo ao gol de Dida atacando pelo lado direito da defesa, que é o mais vulnerável, mostrando que o sistema defensivo colorado ainda está muito fragilizado. Wellington Paulista com dois gols e uma boa atuação foi o destaque da equipe rubra. A massa colorada espera que essa vitória com placar dilatado não seja enganosa.
BELINE

No último dia dezenove faleceu Beline, que foi o zagueiro e capitão da seleção Brasileira campeã do mundo em 1958. Beline foi um excelente zagueiro tendo jogado no Vasco, São Paulo e Atlético PR. Hideraldo Luiz Beline nasceu em Itabira –SP no dia sete de junho de 1930. Beline foi o nosso “Você Lembra?” número 200.
ARTHUR
No último dia vinte e cinco faleceu em Caxias do Sul o ex ponteiro direito do Flamengo local Arthur. O seu nome completo era Arthur Andrade de Morais, sendo natural de Porto Alegre, onde nasceu no dia dezesseis de janeiro de 1940. Ele jogou no Guarani de Garibaldi, Flamengo de Caxias, Gaúcho de Passo Fundo, 14 de Julho de Passo Fundo e Atlântico de Erechim, onde encerrou sua carreira como atleta de futebol. Arthur atuou pela Seleção Gaúcha em mais de uma oportunidade. Arthur foi o nosso “Você Lembra?” número 703.
ZANGÃO
O futebol gaúcho perdeu outro craque no dia vinte e dois de fevereiro último. Trata-se de Zangão , meia cancha que iniciou suas atividades nos juniores do Inter, posteriormente esteve no Santa Cruz, Flamengo de Caxias onde brilhou, Associação Caxias, Atlético de Carazinho, Comerciário de Criciuma para encerrar no 14 de Julho de Passo Fundo. O seu nome completo era Luiz Carlos Lopes Bastos, tendo nascido em Porto Alegre no dia dezoito de março de 1946. Zangão foi o nosso “Você Lembra?” número 908.
CAXIAS GOLEIA
Em jogo válido pelo Gauchão de 2009 o Caxias goleou o Grêmio por quatro a zero. Marcos Dener dois, Mika e Julio Madureira foram os artilheiros grenás. O Caxias que era treinado pelo Argel venceu com Muriel; Daniel, Vagner Garibaldi, Santin e Brida; Bruno, Mika, Roberto e Guilherme (Rafael Crivelaro); Julio Madureira( Anderson) e Marcos Denner ( Marcos Vinicius). O Grêmio, que era treinado pelo Celso Roth jogou com Vitor; Fabio Ferreira, Willian Thiego, Heverton (Roberson) e Makelelê; Julio César, Mailson (Diogo), Douglas Costa (Thiago Santos), Jadilson (Herrera) e Maxi Lopes. Foi árbitro desse histórico jogo, que completando cinco anos de sua realização nesta semana, pois foi disputado no dia dois de abril de 2009, Anderson Daronco.

COMENTÁRIOS ()