Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


INTER I
Após uma ótima campanha o Inter conquistou o Tetra Campeonato Gaúcho. Foram dezenove jogos com dezesseis vitórias, dois empates e apenas uma derrota para o Veranópolis. O Inter começou o Gauchão com uma equipe de reservas sob o comando de Clemer. Posteriormente após a preparação de pré-temporada jogaram os atletas do grupo principal sob o comando de Abel Braga. A equipe considerada titular custou a embalar, o que foi motivo de muitas criticas.
Rafael Moura, que findou o certame como um dos heróis do título, no início foi alvo de muitas críticas e de vaias por parte da torcida. Pelo desempenho nos últimos jogos e principalmente pelo dilatado escore do jogo final, o tetra campeonato foi muito merecido.
INTER II
A torcida colorada espera que neste ano a aflição do ano passado não se repita. O Inter foi campeão gaúcho de no Brasileirão teve uma má campanha, quase sendo rebaixado. O Brasileirão inicia neste sábado e a equipe necessita reforços. Pelo menos dois zagueiros experientes, pois Juan pode estar saindo e Indio está se aposentando. Uma sugestão de contratação é Manoel do Atlético PR, que está em litígio com o seu clube. Um meia cancha para substituir Aranguiz que sairá em breve para servir o seu país na Copa do Mundo. Rithely do Sport Recife está sendo sondado. Como Caio foi para o Vitória e o Maurides para o Caxias, o grupo necessita de mais um atacante de velocidade.
GRÊMIO I
O Grêmio começou bem o Gauchão, sempre obtendo bons resultados. Administrou bem a simultaneidade dos jogos com a Libertadores. Tanto que foi o campeão de seu Grupo, considerado muito difícil e por isso denominado “ Grupo da Morte”. No primeiro Grenal foi melhor na primeira fase e depois parece que coisa desandou. Foi mal na segunda etapa, jogou mal contra o Nacional de Montevidéu e fracassou totalmente no clássico decisivo. Tudo que era certeza pelos lados tricolores agora são dúvidas.
GRÊMIO II
Agora o Grêmio terá um sucessão de jogos mais difíceis. Serão os jogos pelo Brasileirão e pelas fases seguintes da Libertadores. Neste domingo o Grêmio vai a Florianópolis jogar com o Atlético PR. Será em Floripa porque os paranaenses perderam o mando de jogo. Na próxima quarta feira irão a Buenos Aires jogar o jogo de ida pela Libertadores com o San Lorenzo de Almagro, o time do Papa. Se ocorrer maus resultados vai periclitar a situação de Enderson Moreira. Os reforços estão chegando. O primeiro foi o meia cancha Rodriguinho, que brilhou no América MG no ano passado e posteriormente foi contratado pelo Corinthians. Em minha opinião trata-se de um bom reforço.
ESPORTIVO
Ocorreu um novo julgamento no caso Racismo X Esportivo. Desta vez o clube de Bento Gonçalves foi punido com a perda de nove pontos, o que representou o seu rebaixamento. Com essa decisão foi favorecido o Passo Fundo, que havia sido rebaixado por ter perdido oito pontos. Assim o Passo Fundo permanece no Grupo de Elite.
ZANGÃO
Em edição passada noticiamos que o falecimento de Luiz Carlos Lopes Bastos, o craque Zangão, teria ocorrido em fevereiro passado. A sua filha, sra Iula Silva Bastos nos corrigiu, a data correta foi no dia oito de dezembro de2013. Nossos agradecimentos a sra. Iula por essa importante correção.
POLETTO
Faleceu no último dia onze Paulo Sérgio Poletto, que foi um excelente zagueiro e posteriormente um competente técnico de futebol. Como atleta Poletto atuou no Lajeadense, Inter, Atlético PR e Guarany de Bagé. Como treinador trabalhou em diversos clubes médios e grandes do futebol brasileiro e do exterior. Poletto era natural de Arroio do Meio onde nasceu no dia três de fevereiro de 1942. Ele foi o nosso “Você Lembra” número 133.
POPEYA
No último dia nove faleceu Luiz Carlos da Silva Martins, o Popeya que foi um excelente atacante que jogou no Inter, Flamengo do Rio de Janeiro, onde foi campeão mundial em 1982, Marilia, Coritiba, Uberlândia, América Rio, Olaria, Novo Hamburgo e Aimoré. Posteriormente treinou o Novo Hamburgo e o Aimoré. Popéya era natural de Porto Alegre onde nasceu no dia três de fevereiro de 1959. Popeya foi o nosso “Você Lembra?” número 169.
GUARANY DE BAGÉ – 107 ANOS
O Guarany Futebol Clube de Bagé é um dos vários clubes gaúchos que está aniversariando nesta semana. Fundado no dia dezenove de abril de 1907 está completando cento e sete anos de vida esportiva.
CERÂMICA – 64 ANOS
O Cerâmica Atlético Clube, de Gravatai também foi fundado no dia dezenove de abril, só que do ano de 1950. Portanto está completando sessenta e quatro anos de vida esportiva.
ENCANTADO – 72 ANOS
O Esporte Clube Encantado, da cidade do mesmo nome, é outro clube aniversariante nesta semana, pois foi fundado no dia vinte e um de abril de 1942.
FARROUPILHA – 88 ANOS
O Grêmio Atlético Farroupilha de Pelotas também está ficando mais velho, pois foi fundado no dia vinte e um de abril de 1926. Portanto está completando oitenta e oito anos de vida esportiva.
TORRENSE – 65 ANOS
O Grêmio Esportivo Torrense, de Tôrres também foi fundado no dia vinte e um de abril, só que do ano de 1949. Está chegando ao seu sexagésimo quinto aniversário.
LAJEADENSE – 103 ANOS
O Clube Esportivo Lajeadense, de Lajeado é outro clube gaúcho que está aniversariando nesta semana. Foi fundado no dia vinte e três de abril de 1911.

COMENTÁRIOS ()