Sábado, 18 de Novembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


FERNANDÃO I
Os gaúchos no último sábado de manhã acordaram chocados ao tomar conhecimento do acidente que vitimou Fernandão, o eterno capitão colorado. Fernandão mesmo ausente do Beira Rio há algum tempo, sempre teve o carinho e a admiração da massa rubra. Foi o reconhecimento da torcida ao craque que desde que foi contratado logo se identificou com a cor vermelha. A sua manifestação na festa de reinauguração do Beira Rio foi emocionante e agora quando foi reprisado depois do acidente, a emoção foi muito maior para todo o desportista. Lamentavelmente tive pouco contato com ele, porém quando isso aconteceu ele foi de uma gentileza impar comigo. Por dar tempo ao tempo não tive o prazer de entrevista-lo para colocar no nosso “Você Lembra?”.
FERNANDÃO II
O seu nome completo era Fernando Lucio da Costa sendo natural de Goiânia, onde nasceu no dia dezoito de março de 1978. Começou a jogar no Goiás de onde se transferiu para Olympique de Marselha em 2001. Veio para o Inter em 2004 permanecendo até 2008. Nesse período disputou cento e noventa jogos e marcou setenta e sete gols. O mais importante inegavelmente foi o primeiro, quando marcou o milésimo gol do clássico Grenal. Envergando a jaqueta colorada conquistou dois títulos gaúchos, Libertadores, Mundial de Clubes, Recopa e Torneio de Dubai. Em 2008 quando deixou o Inter foi para o Al-Gharafa do Catar e na volta ao Brasil defendeu o Goiás e São Paulo, onde encerrou sua brilhante carreia em 2011.
FERNANDÃO III
A comoção da torcida colorada foi a maior vista em Porto Alegre. O Beira Rio na tarde de sábado foi tomado por mais de cinco mil torcedores que espontaneamente foram para o estádio para reverenciar o nome do grande capitão colorado. Essa comoção só foi vista por mim quando Everaldo, craque gremista tri campeão do mundo, faleceu num acidente em outubro de 1974. Algo parecido a cidade de Pelotas assistiu recentemente quando do velório do ídolo xavante e craque uruguaio Cláudio Millar, que também foi vitimado num acidente rodoviário em janeiro de 2009.
COPA DO MUNDO I
Começou na última quinta feira a Copa do Mundo Brasileira. Nessa data, no jogo inaugural a nossa seleção enfrentou a Croácia no Itaquerão. Devido ao fechamento desta edição, deixo de comentar esse importante jogo. Na primeira fase a nossa ”canarinho” vai enfrentar o México dia dezessete no Castelão e Camarões no Mané Garrincha dia vinte e três. Acho que venceremos estes três jogos, com dificuldades apesar do otimismo exagerado de muitos.
COPA DO MUNDO II
O Beira Rio será palco dos seguintes jogos: dia quinze, França X Honduras, dia dezoito Austrália X Holanda, dia vinte e dois Coréia do Sul X Argélia e dia vinte e cinco Argentina X Nigéria. No dia trinta teremos um jogo oitavas de final entre adversários a serem definidos.
INTER
Para satisfação da torcida colorada o Inter confirmou a contratação do chileno Aranguiz. Agora a direção tenta contratar outro atacante e um zagueiro.
GRÊMIO
Os tricolores tentam emprestar Kleber para o Vasco, mas o atacante não mostra muito interessado em jogar em São Januário. O Grêmio está contratando o meia Giuliano que atuava no futebol russo.
YPIRANGA
O Ypiranga de Erechim goleou o Avenida de Santa Cruz no jogo final e conquistou o título da nossa Segundona. Merecida a conquista do ”canarinho” muito bem dirigido pelo Leocir Dall Astra. Os clubes que subiram são além do Ypiranga, o Avenida e o União Frederiquense.
TERCEIRONA
Guarani de Venâncio Aires e São Gabriel são os finalistas da Terceirona. Vão decidir o título em dois jogos.
CRICIUMA
O Criciuma foi penalizado com a perda de três pontos por ter escalado um atleta mal inscrito no jogo com o Goiás. Assim o clube catarinense entrou para o Grupo de Rebaixamento.

COMENTÁRIOS ()