Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


SELEÇÃO BRASILEIRA I
Considero a vitória contra Camarões, mesmo pelo dilatado escore de quatro a um, enganosa. Os camaroneses ainda são muito ingênuos, de maneira especial no setor defensivo. Seus zagueiros atuam em linha, facilitando as ações dos nossos atacantes. A nossa equipe mais uma vez se mostrou totalmente dependente do Neymar. Os nossos zagueiros novamente se mostraram confusos, talvez pela nova má atuação do Paulinho. A equipe melhorou bastante com o Fernandinho. Hulk e Fred continuam deixando a desejar.

SELEÇÃO BRASILEIRA II
Mesmo com atuações deficientes a nossa representação conquistou o primeiro lugar no Grupo A. Agora vamos enfrentar o Chile na tarde deste sábado no Mineirão. Pela amostragem de até agora os chilenos vão exigir muito mais que os adversários anteriores do Brasil. Eles têm em sua equipe nossos conhecidos Aranguiz, Vargas e Valdivia. Para chegar ao segundo lugar de seu grupo os andinos eliminaram a Espanha e a Austrália. Agora os jogos são mata mata. Portanto agora um tropeço será fatal. Se passar pelo Chile vamos enfrentar o vencedor de Colômbia e Uruguai no dia quatro de julho lá no Castelão.

SELEÇÃO BRASILEIRA III
Como é tabela dos jogos tanto classificatórios quanto das oitavas de finais foram pré estabelecidos, ficou claro que a direção da CBF evitou jogar aqui em Porto Alegre, Recife, Salvador e Curitiba, praças que normalmente não apreciam muito o oba oba da nossa seleção. Preferiu o Castelão que será palco de outro jogo. Lamentável....

CLASSIFICADOS
Além de Brasil e México, já estão classificados até o fechamento desta edição Holanda, Chile, a surpreendente Costa Rica, Uruguai, Colômbia e Grécia, Argentina, Suiça, França e Nigéria.

ARGENTINOS
Os argentinos invadiram Porto Alegre. Eu caminhei na Via do Gol na quarta de manhã antes do jogo com a Nigéria. Fui uma festa com todos caminhando pacificamente lado a lado. Só o esporte, de maneira especial o futebol é capaz de realizar o congraçamento de raças e idiomas. Foi um espetáculo magnifico.

JUVENTUDE DE CAXIAS – 101 ANOS
O Esporte Clube Juventude, de Caxias do Sul é um dos clubes gaúchos que está ficando mais velho nesta semana. Fundado no dia vinte e nove de junho de 1913, o esmeraldino caxiense está completando cento e um anos de vida esportiva. Os seus grandes feitos foram a conquista de um Gauchão em 1998 e uma Copa do Brasil sob o comando de Valmir Louruz.

ATLÉTICO CARAZINHO – 44 ANOS
O Clube Atlético Carazinho, da cidade do mesmo nome, é outro clube que está aniversariando nesta semana porque foi fundado no dia primeiro de julho de 1970. O grande feito do clube foi a conquista da Segundona nos anos de 1971, 73 e 94.

SÃO JOSÉ DE CACHOEIRA – 46 ANOS
O Grêmio Esportivo São José, de Cachoeira do Sul também está festejando mais uma data de fundação nesta semana, pois foi fundado no dia três de julho de 1968. O grande feito do clube foi a conquista da Segundona do ano de 1997. Atualmente o clube se encontra licenciado das atividades oficiais.

GIBA
Faleceu no último dia vinte e quatro o Giba, antigo lateral direito que jogou na Inter de Limeira, União São João, Corinthians e Guarani de Campinas. Posteriormente se tornou um competente técnico dirigindo Corinthians, Santos, Portuguesa de Desportos e outros clubes.
Giba, cujo nome completo era Antônio Gilberto Maniares era natural da cidade paulista de Cordeirópolis, onde nasceu no dia sete de março de 1962. Giba foi o nosso “Você Lembra?” número 1022.

OBERDÃ CATTANI
Faleceu na última segunda feira em São Paulo, lendário goleiro do Palmeiras, que chamado pela torcida de “ A Muralha”. Oberdã Cattani era natural de Sorocaba, onde nasceu no dia dezenove de junho de 1919. Jogou pela nossa seleção em nove oportunidades.

COMENTÁRIOS ()