Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


COPA DO MUNDO I
Findou no último domingo a vigésima edição da Copa do Mundo. Esta muito especial porque foi disputada no nosso país. A Alemanha foi a lídima campeã. Foi a equipe mais organizada, mais coesa, com poucos expoentes individuais. A Argentina vendeu muito caro a sua derrota. Esteve bem em vários momentos. Perdeu três gols imperdíveis. Sentiu na carne a máxima do futebol. "Quem não faz, leva”. Messi o seu grande astro estava numa tarde muito pouco inspirada. Além de estar em precárias condições físicas em virtude da prorrogação do jogo com a Holanda, assim como todos os seus companheiros.

COPA DO MUNDO II
Para nós brasileiros, o final da Copa foi melancólico. Após o fiasco ante a Alemanha tínhamos uma tênue esperança de realizar um bom jogo conta a Holanda. Triste ilusão. Perdemos por três a zero e poderia ter sido muito mais não fosse o cansaço dos holandeses. A quarta colocação neste mundial ficou muito acima do que realmente fizemos por merecer.

SELEÇÃO BRASILEIRA I
Depois desse fracasso é certo que teremos que realizar grandes modificações na nossa seleção. A Comissão Técnica se demitiu. Vários nomes estão sendo cogitados para assumir o espinhoso cargo treinador da seleção. Dos mencionados me agrada mais o nome de Tite. Será o quarto gaúcho consecutivo. Foram eles Dunga, Mano Menezes, Felipão e agora talvez Tite.

SELEÇÃO BRASILEIRA II
Deveremos realizar uma grande reformulação no nosso elenco. A nossa safra de jogadores é muito fraca. A maioria de nossos jogadores é reserva em clubes no exterior. Até Neymar, o nosso grande craque, não é titular absoluto no Barcelona.

GRÊMIO
Em minha opinião o Grêmio aproveitou muito bem a paralização do Brasileiro, pois se reforçou com Giuliano e Fernandinho. Os dois são excelentes e deverão ter ótimas atuações quando estiverem entrosados com seus novos companheiros. Na última quarta feira os tricolores empataram com o Goiás jogando em casa. O Grêmio teve mais domínio do jogo, porém não conseguiu traduzir em gols essa vantagem. Giuliano estreou mostrando boa movimentação no inicio e depois parece que cansou. Deve render bem mais no futuro. Barcos novamente não teve uma boa atuação e ao ser substituído pelo Lucas Coelho foi vaiado por boa parte da torcida. Aliás, o garoto nos poucos minutos que esteve em campo foi mais agressivo que o “Pirata”. Neste sábado os comandados de Enderson Moreira vão a Florianópolis enfrentar o Figueirense lá no Orlando Scarpelli.

INTER
O Inter não soube aproveitar bem a paralização do futebol brasileiro para a realização da Copa do Mundo. Praticamente não contratou ninguém fundamental. O lateral direito Wellington Silva vai disputar a posição com Gilberto e Cláudio Wink e o atacante Martin Luque se mostrou muito inibido nos amistosos em que atuou. Para a zaga apenas renovou com o Indio, o que vamos convir é muito pouco. Deveria ter contratado um zagueiro bem mais eficiente. Na última quinta feira o Inter foi ao Itaquerão enfrentar o Corinthians, que eu considero favorito, pois reforçou bastante a sua equipe. A extrema defesa colorada não é confiável. Deixo de comentar esse jogo devido ao fechamento desta edição. Neste domingo os colorados recepcionam o Flamengo no remodelado Beira Rio.

RIO GRANDE – 114 ANOS
O Sport Club Rio Grande, de Rio Grande, o clube mais antigo do Brasil, está completando cento e quatorze anos neste dia dezenove, pois foi fundado no ano de 1900. O grande feito do clube foi a conquista do Gauchão de 1936. Atualmente o “vovô” como é carinhosamente e chamado pela sua torcida disputa a nossa Segundona.

EDER MACHADO
Faleceu na última segunda feira Eder Machado, excelente atacante que jogou em vários clubes, de maneira especial no Brasil de Pelotas. Contava com trinta e um anos e era natural de Alegrete. Ele foi vitima de um acidente de trânsito quando seu carro bateu na murada de uma ponte. O seu carro incendiou e ele morreu carbonizado.

COMENTÁRIOS ()