Domingo, 19 de Novembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Finalizou no último domingo a fase de classificação do Gauchão 2015. O Inter foi o campeão dessa fase com quatro pontos na frente do Grêmio, que foi o vice. A seguir vem o Ypiranga, Brasil, Lajeadense, Juventude, Novo Hamburgo e Cruzeiro. Estes oito clubes foram os classificados para a fase seguinte do certame. Os três clubes que foram rebaixados foram o Avenida, União Frederiquense e o Caxias.

Gauchão II
O emparceiramento da fase seguinte foi Inter X Cruzeiro e Brasil X Lajeadense que jogaram na última quarta feira e Grêmio X Novo Hamburgo e Ypiranga X Juventude que se enfrentaram na quinta feira. Por esse motivo deixo de comentar esses jogos.

Inter I
Com uma atuação muito convincente o Inter, mesmo atuando com uma equipe bastante desfalcada, derrotou o Passo Fundo no último domingo no Beira Rio. Creio que foi a melhor atuação colorada nessa fase. Valdívia, Alex e o garoto William foram os grandes destaques nessa importante vitória. Fabrício foi emprestado para o Cruzeiro MG.

Inter II
O Inter Cruz pelas quartas de finais foi sensacional. Na primeira etapa o Inter teve muito mais volume de jogo e obrigou o goleiro estrelado Bruno Grassi a milagrosas defesas.O Inter perdeu várias chances vivas de gols.Mas na máxima do futebol, quem não faz leva. E assim foi. Quase ao final da primeira etapa Mateus num chute de fora da área superou a pericia de Alission. Com a vitória estrelada pelo escore mínimo findou essa fase. Logo no inicio da fase complementar o Inter foi em bloco para o ataque, do que se aproveitou o Cruzeiro para ampliar a vantagem num cochilo da defensiva colorada. Aí bateu o pavor. Com a entrada de Lisandro Lopes o Inter melhorou ofensivamente. Logo após o Inter teve um penalte a seu favor que D Alessandro chutou para fora. Posteriormente outro penalte também cometido pelo zagueiro André, que foi expulso.Lisandro Lopes cobrou e converteu. Posteriormente após um escanteio,confusão na área do Cruzeiro e Lisandro Lopes empatou a partida. Quase ao final Rodrigo Dourado, de boa atuação, foi expulso pelo segundo cartão amarelo. Com igualdade no placar a decisão foi por penaltes, quando o Inter venceu por tres a um.

Inter III
A vitória colorada foi obtida com muito esforço e sorte. Nos penaltes o Cruzeiro teve duas
Cobranças chutadas no travessão. Por sua vez o goleiro Bruno Grassi teve muito azar na cobrança do Juan, quando defendeu parcialmente e a boa escorreu por baixo de seu corpo. O Cruzeiro novamente mostrou ser um equipe muito bem montada e que teve o azar de enfrentar o Inter nessa fase do certame. Agora o Inter vai enfrentar o Brasil lá em Rio Grande neste fim de semana. O Xavante venceu o Lajeadense por dois a um na noite de quarta feira.

Grêmio
Num jogo onde não atuou bem, o Grêmio empatou com o São José lá no estádio do Aimoré. É bem verdade que os tricolores pouparam vários titulares, todos que estavam dependurados com cartões amarelos. Na noite da última quinta feira recepcionaram o Novo Hamburgo na Arena. Esse jogo é único. Se houver empate teremos penaltes para apontar o vitorioso. O vencedor desse jogo enfrentará o vencedor de Ypiranga e Juventude. Agora será um mata mata.

Ser Caxias – 80 Anos
A Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul é um dos clubes gaúchos que estão ficando mais velhos nesta semana. Fundado no dia dez de abril de 1935, o clube está completando oitenta anos de vida esportiva. O seu nome original foi Clube Esportivo Flamengo, que foi trocado na década de setenta para o atual após a fusão com o Juventude. Em 1977 com a cisão manteve o nome que havia adotado na fusão. Lamentavelmente devido a péssima campanha realizada neste Gauchão, Caxias foi rebaixado e no próximo ano vai disputar a nossa Segundona.

Nacional De Porto Alegre
O Nacional Atlético Clube de Porto Alegre, se ainda estivesse em atividade, estaria completando nesta semana setenta e oito anos de vida esportiva, pois foi fundado no dia dezesseis de abril de 1937. O clube era ligado a classe ferroviária gaúcha e devido a esse fato era carinhosamente chamado de “Ferrinho”. O seu estádio era a Chácara das Camélias e se localizava na av. José de Alencar onde hoje está um grande super mercado. As suas cores eram as rubro negras. Lamentavelmente por problemas de ordem econômica, teve que encerrar as suas atividades no inicio de 1959.

COMENTÁRIOS ()