Sábado, 03 de Junho de 2023 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


PRIMEIRO TURNO
O Corinthians foi o campeão do primeiro turno do Brasileirão deste ano. Tradicionalmente o vencedor desta fase conquista o título no final da competição. A modalidade de pontos corridos começou em 2006. De lá até o ano passado apenas em 2009 quando o Inter venceu o turno e o Flamengo conquistou o título e em 2012 o Atlético MG vitoriou-se no turno e o Fluminense foi o campeão. Assim, se a tradição persistir o Corinthians está com meio caminho andado.

GRÊMIO
Na noite da última quarta feira o Grêmio foi ao Couto Pereira enfrentar o Coritiba. Na primeira etapa os paranaenses foram muito melhores, obrigando a Marcelo Grohe a realizar grandes defesas. Na fase final os tricolores melhoraram bastante e equilibraram o jogo e posteriormente assumiram as rédeas do jogo. Marcelo Oliveira num belo chute de fora da área marcou o gol que deu a vitória para os tricolores O jogo de volta será na próxima quarta feira. Nos últimos dois jogos os comandados de Roger Machado marcaram três gols, todos de defensores. Neste domingo o Grêmio vai a Campinas enfrentar a Ponte Preta.

INTER
Os colorados enfrentaram o Ituano pela Copa do Brasil na última quinta feira. Devido ao fechamento desta edição deixo de comentar esse jogo. Neste domingo os comandados de Argel Fucks recepcionam o Atlético PR. Para esse jogo D Alessandro já recuperado de sua lesão deverá atuar. Paulão que teve boa atuação contra o Cruzeiro deverá permanecer na equipe.

COPA DO BRASIL
Na última quarta feira tivemos pela Copa do Brasil, além do jogo do Grêmio, Atlético MG 1 X Figueirense 0, Flamengo0 X Vasco1, Santos2 X Corinthians0 e Palmeiras2 X Cruzeiro1. Na última quinta feira jogaram Fluminense X Paysandu e São Paulo X Ceará.

DANÇA DOS TÉCNICOS
O Figueirense já tem substituto de Argel Fucks. Trata-se do competente Renê Simões, que foi injustamente demitido do Botafogo.

INTER OCTA CAMPEÃO GAÚCHO
O Inter conquistou o seu inédito octa campeonato gaúcho no dia vinte e dois de agosto de 1976. É a maior série de títulos consecutivos de um clube de nosso estado. Nessa data o Inter derrotou o Grêmio por dois a zero, gols de Lula e Dario. Os colorados venceram com Manga; Cláudio Duarte, Figueroa, Marinho Peres e Vacaria; Caçapava, Falcão e Jair ( Escurinho); Valdomiro, Dario ( Batista) e Lula. O técnico era Rubens Minelli. Os tricolores que tinham como treinador Paulo Lumumba, foram derrotados com Cejas; Eurico, Ancheta, Beto Fuscão ( Tadeu Vieira) e Bolivar, que foi expulso; Jerônimo (Vitor Hugo), Iura e Alexandre Tubarão; Zequinha, Neca e Ortiz. Esse histórico foi disputado no Beira Rio e teve a arbitragem de Agomar Martins. Nesta semana o Inter comemora o trigésimo nono aniversário dessa conquista.

COMENTÁRIOS ()