Domingo, 28 de Maio de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


BRASILEIRÃO I
Na tarde do último domingo o Corinthians praticamente carimbou a sua faixa de Campeão Brasileiro de 2015. O elástico placar na vitória ante o Atlético MG, que é o vice-líder, evidencia essa importante conquista. Ao livrar onze pontos de vantagem para o “Galo” os comandados de Tite só estão cumprindo a tabela. Faltam cinco jogos para o término do certame . Ou seja, temos quinze pontos e os comandados de Tite têm onze de vantagem. No próximo sábado o “Timão” recepciona o Coritiba no Itaqueirão. Se vencer e o Atlético MG perder pontos para o Figueirense, no jogo de domingo no Orlando Scarpelli, o “Timão” poderá festejar o título. O s outros três clubes do G4 são o Atlético MG, Grêmio e Santos. O Inter com o fracasso com o Goiás, ficou na sexta colocação e deu adeus à Libertadores. No Z4 Vasco e Joinville cada vez mais se afundam. Goiás e Coritiba lutam desesperadamente para escapar da degola. Avaí e Figueirense continuam muito ameaçados.

BRASILEIRÃO II
Com a expressiva vantagem que o Corinthians esta tirando de seus adversários, vários segmentos clubísticos e da imprensa tentam virar a mesa nos próximos campeonatos e voltar o ultrapassado sistema de classificação e posterior mata mata. Eu sou totalmente contra a essa mudança. Se tal ocorrer será um lamentável retrocesso. Certame de mata mata já temos a Copa do Brasil.

GRÊMIO I
A primeira etapa do jogo do Grêmio com o Flamengo, disputado na tarde do último domingo, foi de doer. Ambas as equipes estiveram muito mal. Creio que foi a pior partida do Grêmio sob o comando técnico de Roger. O Flamengo só foi chutar ao gol de Marcelo Grohe aos trinta e oito minutos e o Grêmio respondeu aos quarenta e tres com um chute de Luan. Na etapa final com a entrada de Everton no lugar de Pedro Rocha o Grêmio melhorou e ficou mais agressivo. Logo aos seis minutos Luan recebeu a bola livre avançou, driblou o goleiro Paulo Vitor e deu para Everton marcar o gol inaugural gremista. Esse gol perturbou o Flamengo que teve de deixar de fazer cera. Aos treze minutos, por uma besteira o artilheiro Guerrero foi merecidamente expulso. Esse fato facilitou ainda mais a vitória tricolor. Aos trinta e nove minutos Bobô marcou o segundo gol gremista. O “Mengo” se ressentiu da ausência dos cinco titulares injustamente punidos. A equipe gremista tambem sentiu a falta de Maicon e Walace. Foi uma merecida vitória tri color pelo que fez na etapa complementar.

GRÊMIO II
No próximo domingo o Grêmio vai a Recife enfrentar o Sport de Paulo Roberto Falcão. No jogo do primeiro ocorreu um empate sem um gol.

INTER I
No jogo com o Goiás o Inter jogou muito bem até os trinta minutos da primeira etapa. Nesse período marcou um gol através de Valdivia e obrigou Renan realizar excelentes defesas. A partir dos quarenta minutos deu um apagão na equipe colorada. Nessa fase o Goiás teve três chances vivas de gol. Aos quarenta e seis minutos Paulão foi milagroso ao salvar um gol quando Alisson já estava vencido. No segundo tempo os crônicos problemas defensivos voltaram e em três minutos o Goiás marcou dois gols através de Zé Love e Bruno Henrique. Aí o Inter se desarvorou tentando atacar de qualquer maneira. Anderson perdeu tres chances vivas de gol. Aos dezoito minutos D Alessandro entrou no lugar de Alex e aos vinte e um Sacha substituiu Nilton. O Inter melhorou muito pouco mas não o suficiente para conseguir uma igualdade em gols. Com essa derrota, em minha opinião, deu adeus a sonhada classificação para a Copa Libertadores.

INTER II
No próximo domingo o Inter recepciona a Ponte Preta no Beira Rio. Para esse jogo deve retornar à equipe Vitinho, que estava suspenso. No jogo do primeiro turno ocorreu um empate sem gols.

BRASIL & YPIRANGA
Lamentavelmente o Brasil de Pelotas e o Ypiranga de Erechim não foram felizes na fase final de seus campeonatos. O Xavante perdeu nos penaltes para o Vila Nova de Goiás e a derrota do Ypiranga para o River do Piauí foi da mesma forma. Foi triste, mas os dois clubes caíram de pé. E em 2016 o Brasil vai disputar o Brasileirão B e o Ypiranga o Brasileirão C. Nossos cumprimentos aos técnicos Rogério Zimermann e Leocir Dall Astra, grandes responsáveis pelas belas campanhas de seus clubes.

COMENTÁRIOS ()