Terça-Feira, 26 de Setembro de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


Grêmio
Após a finalização das competições nacional e estadual, é época de férias e pensar na renovação. De olho no futuro de novos profissionais, o técnico Roger Machado anda a procura de novos valores. Na última quarta-feira, esteve no estádio Vieirão, em Criciúma acompanhando o jogo do Grêmio na categoria Sub 20 que empatou em 1 a 1. Estes jogadores da base e que não são profissionais se sentem valorizados e com maiores chances de entrosamento com os atletas da categoria profissional.

Grêmio II
Neste final de ano, é grande a renovação de parte do elenco. Além do aproveitamento da equipe de base, a direção estuda a possibilidade de busca de novos reforços e liberar outros. Estão sendo cogitados, o Henrique (zagueiro, Napoli-ITA), Zelarayán (meia, Belgrano-ARG) e Fred (zagueiro, Goiás). Na porta da saída podem estar Braian Rodrigues (chileno), Erazo (já dispensado) e Mamute (emprestado para Al-Qadisiyah- Arábia Saudita), além de Luan e Walace.

Inter
Se preparando para a temporada 2016, a direção pensa em investir forte na busca de novos reforços, pois o ano terminou e ficou de fora do G4, objetivo que não foi alcançado. Entre os motivos, a falta de jogadores mais qualificados. Estão sendo cogitados a busca de Leandro Damião (ex atacante do Cruzeiro), Fabinho (ex volante do Figueirense), Walison Maia (zagueiro do Coritiba) e Fernando Bob (ex volante do Ponte Preta). Já deixaram o clube o Juan, Nico Freitas, Dida, Wellington Martins, Lisandro Lopez e Léo, além da provável saída do goleiro Alisson.

Torcedores do Grêmio
No decorrer dos jogos da equipe gremista no Brasileirão que findou, a média foi de aproximadamente 25.500 torcedores. Um belo número, deixando para trás inúmeros times de ponta do Brasil. Em relação a equipe estrangeira onde jogam Messi e Neymar, a média fica um pouco abaixo de 27 mil pessoas.

Torcedores do Inter
Neste Brasileirão 2015 a média de torcedores ficou mais abaixo em relação a do Grêmio com aproximadamente 19 mil nas arquibancadas. Os campeonatos Holandes, Norte Americano e Chines ficam bem próximos com o número de público.

Mundial Tricolor
Nesta semana, a torcida tricolor comemora o 22º aniversário de sua maior conquista. Foi em Tóquio, no dia 11 de dezembro de 1983 quando venceram a equipe do Hamburgo por 2 a 1. Após a prorrogação, com dois gols de Renato Portaluppi, os gremistas sagraram-se campeões mundiais Inter Clubes. Formaram com Mazaropi, Paulo Roberto, Baidek, De Leon e Paulo Cesar Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo) e Paulo César Caju (Caio); Renato, Tarciso e Mario Sergio. O técnico era Valdir Espinosa.

Conquistas Coloradas
Três grandes conquistas aconteceram no Beira Rio. No ano de 1975 foi Campeão Brasileiro vencendo a equipe do Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Figueroa. No ano de 1976 foi bi campeão Brasileiro vencendo a equipe do Corinthias por 2 a 0 com gols de Dario e Valdomiro. No dia 13 de dezembro de 1992 derrotando o Fluminense por 1 a 0 com gol de pênalti marcado por Célio Silva. A disputa era pela Copa do Brasil.

COMENTÁRIOS ()