Sábado, 25 de Março de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


INTER
O Inter B realizou um jogo amistoso o Esportivo em Bento Gonçalves na noite da última quarta feira. Venceu pelo escore mínimo, gol de Maurides. O grupo principal se prepara em Gramado. Até agora o Inter não apresentou nenhum reforço. Em compensação já deixaram o Beira Rio vários atletas como Renan, Dagoberto, Guiñazu, Edson Ratinho e Nei. O meia cancha Williams, que defende a Udinese, pode ser a primeira contratação do ano. A diretoria colorada promete novidades para os próximos dias.
GRÊMIO
Pará finalmente renovou seu contrato com o Grêmio. A contratação de Souza continua indefinida. O mesmo acontece com Eduardo Vargas. Anderson Pico foi dispensado e deve ser contratado pelo Juventude. Neste domingo o Grêmio realiza um match treino com o Cerâmica na Arena. O curioso e inexplicável é que o jogo não terá a presença do público e da imprensa.
O Grêmio deve iniciar neste domingo a viagem para Quito visando o jogo com a LDU, que será realizado no dia vinte e três. O jogo de volta será dia trinta aqui na Arena.
TORUCA
No último dia sete faleceu Ernani Reichelt, o Toruca, que foi um excelente zagueiro central, verdadeiro “Patrão da Área”. Toruca era natural de Porto Alegre, onde nasceu no dia vinte e nove de setembro de 1933. Iniciou suas atividades esportivas nas divisões inferiores do Renner de onde se transferiu para o Aimoré, de São Leopoldo, permanecendo até 1967. Posteriormente quando foi para o Flamengo de Caxias do Sul, hoje SER CAXIAS, onde encerrou sua carreira como atleta de futebol . Em 1962, quando Airton foi convocado para a Seleção Brasileira esteve emprestado ao Grêmio, tendo participado de uma excursão a Europa. Pelo empréstimo o Grêmio cedeu ao Aimoré o atacante Paulo Lumumba. Quando o Inter ia festejar o bi campeonato gaúcho em dezembro daquele ano foi derrotado pelo Aimoré por 3X1. Lumumba fez dois gols, que praticamente levaram o certame para um super campeonato vencido pelos tricolores. Antes Paulo Lumumba havia marcado o gol isolado do Aimoré na vitória capilé ante o Grêmio. A partir desse episódio foi que surgiu a cláusula que impedia que jogador emprestado não poderia jogar contra o seu clube de origem. O famoso “Acordo de Cavalheiros”. Toruca foi o nosso “Você Lembra”? número setenta. Toruca faleceu na cidade de Canoas, onde residia.
SER SÃO BORJA – 36 ANOS
Um dos clubes gaúchos aniversariantes nesta semana é a Sociedade Esportiva e Recreativa São Borja, da cidade do mesmo nome. O clube foi resultante da fusão dos tradicionais clubes Cruzeiro e Internacional daquela cidade. Lamentavelmente há vários anos está licenciado. O clube foi fundado no dia quatorze de janeiro de 1977.
BRASIL DE FARROUPILHA -74 ANOS
A Sociedade Esportiva e Recreativa Brasil, de Farroupilha é outro clube que fica mais velho nesta semana, pois foi fundado no dia quinze de janeiro de 1939. O Brasil há vários anos disputa a nossa Segundona com bastante destaque.
VERANÓPOLIS – 23 ANOS
O Esporte Clube Recreativo Veranópolis da cidade do mesmo nome também aniversaria nesta semana. A data de fundação é dezesseis de janeiro de 1992. O Clube é resultado da fusão de dois antigos clubes da cidade, o Dalban e o Veranense. Pode-se dizer que esta fusão foi a única que deu certo no nosso futebol, pois ela persiste até hoje com muito sucesso. Há vários anos o Veranópolis pertence ao nosso grupo de elite. O Veranópolis é o único clube pentacolor do futebol brasileiro, ou seja possui cinco corres oficiais, que são vermelho, azul, amarelo, verde e branco.
INTER GOLEIA
Até a década de cincoenta o Cruzeiro era a terceira força de nosso futebol. Na época os jogos com o Inter eram chamados Inter X Cruz e com o Grêmio, Gre X Cruz. No dia doze de janeiro de 1958 ocorreu mais um clássico válido pelo certame da Divisão de Honra de 1957. O Inter goleou por cinco a dois. Canhotinho três, Joaquinzinho e Chinesinho marcaram para o Inter. Ruarinho e Cará descontaram para o Cruzeiro. O Inter venceu com Sérgio Moacir; Mossoró, Almir, Paulistinha e Ezequiel; Zangão e Chinesinho; Canhotinho, Joaquinzinho, Larry e Irajá. O Cruzeiro foi derrotado com Célio; Gregório, Neno, Bruno e Nonô; Ruarinho e Cará; Tesourinha II, Hermes, Valdir e Darcy. A realização desse clássico Inter Cruz está completando expressivos cincoenta e cinco anos de sua realização nesta semana.

COMENTÁRIOS ()