Domingo, 28 de Maio de 2017 |

Colunista


Espantando a Zebra


César Freitas


cesar.gfreitas@yahoo.com.br


PRIMEIRA LIGA
Depois de muitas indecisões, finalmente começou na última quarta feira a Primeira Liga, torneio que a CBF não oficializou. Doze clubes participam do certame distribuídos em três grupos. No Grupo Um o Atlético PR venceu o Fluminense por um a zero e ocorreu um empate em um gol entre Criciuma e Cruzeiro. Pelo Grupo Dois o Inter empatou com o Coritiba sem gols. Pelo Grupo Três o Flamengo derrotou o Atlético MG no Mineirão por dois a zero,dois gols de Guerrero, que quebrou um jejum de vários meses. Nesta quinta jogaram Grêmio e Avai em Chapecó.Ambos clubes são do Grupo Dois e o América MG enfrentou o Figueirense. Classificam-se os três campeões dos grupos e o melhor vice-campeão. Agora vamos ver como o torneio vai terminar. Vamos ver se vão haver represálias aos clubes por parte da CBF.

INTER I
No seu jogo de estréia no certame o Inter não obteve um bom resultado. Empatou sem gols com o Coritiba no Beira Rio. Na etapa inicial os colorados foram muito melhores, mas desperdiçaram muitas chances de gol. Na etapa final o Coritiba melhorou e o clube gaúcho não reeditou a boa atuação da etapa inicial. Aos comandados de Argel faltou mais objetividade ao tentar o seu gol.

INTER II
O Inter vai enfrentar uma sucessão de jogos nos próximos meses. Além do jogo com o Coritiba válido pela Primeira Liga, vai ter os jogos do Gauchão que inicia neste domingo. O jogo de estréia colorada no certame será contra o Ypiranga no Beira Rio. Em fevereiro serão mais sete jogos, com uma pequena folga para o Carnaval. O Grenal será no dia seis de março e será válido pelo Gauchão e pela Primeira Liga.

INTER III
Para compor a sua equipe, Argel vai aproveitar muitos atletas que há muito não atuavam pela equipe considerada titular. Um atacante experiente deverá ser contratado. Moledo, que estava a disposição do técnico foi negociado com o futebol grego.

GRÊMIO I
Os tricolores estrearam na Primeira Liga nesta quinta feira contra o Avai. O jogo será disputado em Chapecó. O Grêmio atuou com uma equipe considerada reserva porque suas atenções estão voltadas de maneira prioritária para o Gauchão e para a Libertadores. Pelo jogo o jogo inaugural será contra o temido Brasil de Pelotas na Baixada Rubra, em Caxias do Sul, porque o Xavante está com o Bento Freitas em obras. Pela Libertadores a estréia será no dia dezessete de fevereiro contra o Toluca. Esse jogo representa uma longa viagem até a cidade mexicana de Toluca.

GRÊMIO II
O calendário gremista é mais apertado do que o colorado devido aos jogos da Libertadores. Essa simultaneidade de jogos pelo Gauchão, Primeira Liga e Libertadores vai acarretar um grande desgaste físico aos comandados de Roger Machado. Para fazer bonito nessas competições a direção tricolor está tentando reforçar o seu elenco.

GRÊMIO III
No jogo do Grêmio conta o Danúbio do Uruguai, a equipe gremista exerceu amplo domínio territorial na primeira etapa, porém não traduziu em gols essa vantagem. Na etapa final o jogo foi mais equilibrado. Everton foi o grande destaque gremista, jogando com grande desenvoltura em todas as posições do ataque. Foi dele o gol gremista, numa bela jogada individual.Se o garoto continuar apresentando esse desempenho nos próximos jogos, a direção não precisa contratar Robinho ou outro “medalhão”pois o Everton vai dar conta do recado, compondo com Luan uma bela dupla de ataque, toda ela formada nas divisões inferiores do clube.

BEXIGA
No último dia vinte o futebol gaúcho perdeu mais um craque de bola. Faleceu aos noventa e dois anos de idade Bexiga, um polivalente bajeense que jogou na dupla BAGUÁ, Grêmio Porto alegrense, Pelotas, Floriano, hoje Novo Hamburgo, Flamengo hoje Caxias e Gabrielense, onde encerrou suas atividades como atleta de futebol. Posteriormente se tornou um competente técnico, dirigindo com acerto a dupla BAGUÁ, Inter SM, Riograndense SM e Cruzeiro. Bexiga, cujo nome completo era Delmar Lemos Martins, nasceu em Bagé no dia trinta de dezembro de 1923.

COMENTÁRIOS ()