Domingo, 19 de Novembro de 2017 |

Colunista


Falando de Segurança


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Superando as deficiências

Todos aqueles que possuem alguma deficiência conseguem vencer tantos obstáculos em suas vidas, servindo de exemplo de superação e dedicação, conseguindo adaptar-se para atender às suas necessidades num mundo que não foi idealizado para receber pessoas com deficiência.

A Paraolimpíada do Brasil é um exemplo desta superação, com uma abertura emocionante, onde foram mostradas cenas de atletas exemplares e com diversas vitórias nas mais diversas modalidades esportivas, precisando superar muitos obstáculos para poderem dedicar-se ao esporte.
Deficientes visuais, cadeirantes, amputados e tantos outros atletas demonstrando enorme felicidade ao participar da solenidade, distribuindo sorrisos, acenos e alegria para um Maracanã lotado, fazem pensar na dificuldade de locomoção e de informações para viverem nas cidades brasileiras.
Nossas calçadas são verdadeiras pistas de obstáculos, com enormes irregularidades nos pisos, degraus, buracos e depressões, sem falar na falta de sinalização para deficientes visuais.

Nas ruas não temos rampas de acesso em todas as esquinas, nem sinal sonoro nas sinaleiras para pedestres em todos os locais de travessia e nos prédios faltam portas adaptadas, rampas e outros itens para deslocamento e circulação de cadeirantes e demais deficientes.

Não temos pessoas habilitadas em libras para auxiliar os deficientes auditivos nos mais diversos setores de nossa sociedade, além de faltarem placas informativas em braile nos espaços públicos.
Ainda podemos citar que nosso transporte público possui um número insuficiente de veículos adaptados para atender essas pessoas, que muitas vezes precisam sujeitar-se a deslocar em veículos não adaptados por necessitarem deslocar para seus trabalhos ou para atendimentos em clínicas e hospitais.

Por isso precisamos valorizar todas as pessoas com deficiência, buscar auxiliá-las nas diversas situações onde precisam de apoio e de informação qualificada para conseguirem viver em nossa sociedade.

COMENTÁRIOS ()