Terça-Feira, 30 de Maio de 2017 |

Colunista


Falando de Segurança


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


FORMATURAS E DESPEDIDAS
Neste período do ano acumulam-se as formaturas, em todos os níveis do ensino, desde o pré-escolar até o superior, acumulando eventos para toda a sociedade.
As formaturas marcam etapas da evolução do ser humano, envolvendo toda a família e amigos, mostrando que foi vencido um período da existência, restando lembranças da convivência entre as pessoas.
Para as crianças da pré-escola é mais um momento de brincadeiras, danças e canções, a primeira experiência com um evento solene, homenagens, despedidas e novas expectativas.
Depois no ensino fundamental, ao final vem a segunda formatura, quando atingem a adolescência, passam por um longo período de convivência, atualmente são nove anos com os mesmos colegas, onde, geralmente, nascem verdadeiras e duradouras amizades.
No ensino médio, o adolescente aprimora suas relações, evolui como ser humano, tem que se decidir por um caminho profissional, o que fazer quando forem adultos, concluem a fase escolar, formando-se pela terceira vez na vida.
Finalmente, fechando o ciclo de formaturas com toda a pompa, reproduzindo toda a solenidade das anteriores, vem o final do ensino superior, quando deixam as faculdades e saem para enfrentar, com o canudo na mão, o mercado de trabalho.
Mas de toda esta vivência escolar, os pais e familiares acompanham, aplaudindo cada novo período vencido, chegando ao ápice: a formatura com togas, diplomas e certificados, todos os sentimentos de vitória e conquista, saudade e expectativa, tudo ao mesmo tempo, formando um espiral de emoções.
Todos se arrepiam, choram, abraçam-se, trocam carinhos e comemoram, tornando o final de ano mais feliz, mais alegre, mais colorido, culminando com o Natal e a virada do ano, abrindo as portas para as novas escolas e toda a sua estrutura para receber novos alunos e famílias.
Então, vem a despedida de tudo que passou. A recordação dos antigos colegas, das professoras e da escola que fica para receber novos alunos, num eterno recomeçar a cada novo ano escolar.

COMENTÁRIOS ()