Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017 |

Colunista


Falando de Segurança


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


A Brigada Militar gaúcha chega aos 175 anos no dia 18 de novembro de 2012, com uma história que ultrapassou diversos fatos importantes de nosso Estado e do Brasil, destacando-se pela sua perfeita integração com a comunidade rio-grandense.
No longínquo ano de 1837, em plena Revolução Farroupilha, foi criada para proteger a população de Porto Alegre e depois foi expandindo-se para outros municípios passando a integrar-se com as pessoas de cada lugar onde se instalava.
Ao longo de mais de um século esteve envolvida em guerras e revoluções, destacando-se a Federalista, de 1893, a Assisista, de 1923, a Revolução de 1930, passando pela Constitucionalista em 1932, a Intentona Comunista de 1934, chegando à Legalidade no ano de 1961.
Depois teve um período de avanços na direção do envolvimento com a comunidade, sendo criados os Abas Largas e os Pedro e Paulo na década de 1950, o patrulhamento motorizado nos anos 60, passando por ações de repressão às manifestações populares durante a Ditadura Militar.
Após a Abertura no final dos anos 70, foi tornando-se mais integrada à comunidade, chegando ao ano de 1988, com a Constituição Cidadã, a tornar-se uma instituição protetora dos direitos fundamentais de todos os gaúchos.
Chega aos 175 anos como uma polícia prestadora de serviços à comunidade gaúcha, auxiliando na proteção de todos os cidadãos e cidadãs, preservando a vida e interagindo com todos os segmentos sociais, auxiliando sobremaneira na sensação de segurança de todos, atuando no policiamento ostensivo, ambiental, rodoviário, bombeiros, ainda tendo como missão a guarda dos estabelecimentos penais.
Tem ainda a preocupação com a prevenção da criminalidade na atuação em projetos sociais, atuando na orientação contra as drogas e na proteção dos direitos de crianças e adolescentes de todas as classes sociais.
Parabéns a todos os integrantes de Brigada Militar pelos 175 anos de existência de nossa Instituição.

COMENTÁRIOS ()