Terça-Feira, 25 de Abril de 2017 |

Colunista


Falando de Segurança


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Cuidando da saúde para viver melhor

A prática de comer a cada 3 horas é excelente para nosso organismo, pois se ficarmos muito tempo sem alimentação, quando sentarmos para comer vamos ingerir muito mais do que necessitamos para sobreviver.
Nossa sociedade tem no almoço e na janta as principais refeições, quando o mais importante é a primeira refeição que nos dará energia para enfrentar nossas atividades diárias, se não tivermos por hábito um bom café da manhã teremos necessidade de repor a energia gasta com um almoço reforçado.
Enquanto que a noite o ideal seria comermos pouco, pois o sono é reparador e não consumimos tanta energia, assim tudo que consumirmos nas refeições noturnas será acumulado em forma de gordura em nosso corpo, que se adapta aos nossos hábitos alimentares.
Para mantermos nosso organismo funcionando corretamente devemos colocar energia, na forma de alimentos, em quantidade suficiente para acionar nossas funções, sem excessos, nem abaixo do necessário, apenas na medida certa que pode ser identificada por orientação médica.
Uma dieta balanceada não necessita de cortes em determinados alimentos, o importante é consumirmos quantidades pequenas e necessárias para nos manter vivos.
Água é importante, pois precisamos dela para sobreviver, em quantidades compatíveis com nossa estrutura física, uma média de 2 litros por dia seria o ideal para limpar nosso organismo das impurezas.
Vemos diversas dietas milagrosas para emagrecimento rápido e de resultados imediatos, com adição de remédios à rotina das pessoas, mas que se não forem controladas, poderão trazer mais prejuízos que benefícios.
Atividades físicas devem são realizadas diariamente por nós, temos que saber se são suficientes para gastar tudo que comemos, além de conhecermos nosso metabolismo, que em algumas pessoas funciona melhor que outras para queimar os excessos.
Nossa alimentação e modo de vida vai determinar quanto teremos de saúde ou de doença, enquanto nossa mente deve também ser trabalhada para aceitar os contratempos de uma vida moderna agitada, onde não encontramos tempo para dedicarmos a nós mesmos.

COMENTÁRIOS ()