Domingo, 19 de Novembro de 2017 |

Colunista


Falando de Segurança


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Sem pernas para caminhar

Nosso estado está caminhando sem pernas, vamos em frente sem termos apoio estrutural para manter de pé nossas necessidades primárias, a saúde, educação e segurança estão totalmente assoladas pela falta de verbas para o funcionamento mínimo de hospitais, escolas e sistema de segurança pública.

A criatividade dos funcionários públicos faz funcionar precariamente estruturas com falta de pessoas e de materiais, com superposição de funções e enormes dificuldades para atender todas as demandas da população, com cortes de horas extras, manutenção e material de expediente para execução das tarefas públicas nos setores essenciais.

Outra constatação é que, com os vendavais e excesso de chuvas, as obras deixaram de ser executadas, com novas demandas pela queda de árvores, telhados estragados e sistemas hidráulicos e elétricos dos prédios públicos que foram atingidos neste período.
Não vemos no horizonte novas perspectivas de melhorar a distribuição das verbas públicas para a saúde, educação e segurança, pois a cada mês aparecem novas situações de falta de valores para serem distribuídos aos municípios e órgãos públicos para manter as estruturas mínimas para atender problemas de saúde, falta de professores e policiais, além de material para cirurgias, escolar e manutenção de viaturas.

Como podemos mudar esta situação estadual? No primeiro momento buscar pressionar o governo para que combata a sonegação fiscal, redistribua melhor as verbas públicas e contrate os concursados aprovados para as áreas de saúde, magistério e segurança pública, pois a cada dia diminui o número de servidores nestes setores, os quais não são repostos pela administração pública.

Queremos um sistema de saúde eficiente, educação valorizada e eficiente, com segurança pública defendendo a população da criminalidade e os servidores destes setores tenham seus salários elevados e sem atraso nos pagamentos mensais.

COMENTÁRIOS ()