Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017 |

Colunista


Falando de Segurança


Paulo Franquilin


franquilin.pc@gmail.com


Voltar às aulas: uma experiência maravilhosa

As aulas recomeçam aos poucos em nossas escolas, com diversas datas de apresentação dos antigos alunos e chegada de novos, numa bonita festa de recepção às crianças e adolescentes, que voltam descansados de um período de férias, com motivação para rever seus antigos amigos e viverem novas experiências escolares.

Há muitos problemas estruturais em muitas escolas, por diversos fenômenos naturais que as danificaram, enquanto outras continuam com os velhos problemas em suas instalações, com necessidade de investimentos em reformas e construções de novos espaços para atender a demanda crescente de alunos.

Nota-se a motivação das crianças nesse retorno há vontade de conviver com os novos colegas e professores, as crianças gostam de viver nesta comunidade em que há mais pessoas de sua idade e preferências, já que na maioria das famílias o número de filhos é reduzido.

Muitos pais aguardam com ansiedade a volta às aulas, pois precisaram fazer vários ajustes para achar onde deixar seus filhos no período de férias, podendo agora retornar à sua rotina de atividades sem sobressaltos.

Em tempos de crise econômica há um aumento de alunos na rede pública e redução nas escolas particulares, o que com certeza poderá escancarar os problemas estruturais e de pessoal dos estabelecimentos públicos, pois haverá uma clientela mais exigente em termos de ensino e condições materiais.

Não é novidade que o nível de ensino e exigência das escolas particulares é maior do que as públicas, havendo profissionais da educação mais qualificados na rede privada, além de toda a estrutura física em melhores condições, enquanto os servidores públicos da educação desdobram-se para trabalhar e vencer obstáculos das falhas estruturais e administrativas.

Cabe aos pais incentivar seus filhos no retorno às aulas, enquanto os professores devem aproveitar este momento de motivação para mostrar um trabalho qualificado e receber com afeto e atenção aqueles com os quais conviverão, durante todo o ano, dentro de uma sala de aula.

COMENTÁRIOS ()