Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



EDUARDO LEITE

Em sua vida política, desde que era prefeito de Pelotas, o governador Eduardo Leite sempre afirmou que era contra a reeleição. Na campanha, e reiteradas vezes durante o mandato de governador, sempre foi muito claro e incisivo neste sentido. A maioria dos projetos foram aprovados na Assembleia Legislativa, inclusive com votos da oposição, PT, PSOL E PCdoB, devido a esta promessa. Certamente vão ser exibidos vídeos antigos para relembrar os eleitores. Se eleito, Leite certamente vai ser lembrado como exemplo de um famoso ensinamento da sabedoria popular: entre todas as profissões, a dos políticos é a que tem mentirosos mais eficazes.

CONSELHO TUTELAR 1

Lamentável o episódio da menina Mirela, de 3 anos de idade, que chegou morta à UBS Jardim Aparecida no dia 31 de maio, acometida de intensa hemorragia intestinal. A mãe e o padrasto foram presos e acusados do crime. Já havia um histórico de maus tratos. O hospital Cristo Redentor enviou um comunicado ao Conselho Tutelar de Alvorada em fevereiro, alertando sobre a possibilidade da criança estar sendo vítima de agressões em casa. A acusação é que o conselheiro alertado nunca fez diligências na casa da menina, e forjou um atendimento posterior.

CONSELHO TUTELAR 2

A prefeitura municipal afastou o conselheiro. O Ministério Público pediu o desligamento definitivo. Por outro lado, o presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado (Aconturs), afirmou “o município de Alvorada não tem feito a capacitação dos conselheiros há muito tempo”. A prefeitura de Alvorada rebate as acusações, afirma que foram feitas todas as capacitações, no Foro do Município e na Assembleia Legislativa do Estado.

CONSELHO TUTELAR 3

O histórico de Mirela revela várias entradas em unidades de saúde por fraturas, escabiose, queimaduras, vivia com medo constante, devido a agressões constantes. Aconteceu no bairro Jardim Aparecida, mas poderia acontecer, ou acontece, em qualquer bairro de Alvorada. 3 anos de idade, pessoal, completamente inocente, morreu sem ter a chance de viver. Não pode acontecer. Todos os envolvidos, Conselho Tutelar, Comdica, prefeitura municipal, Câmara de Vereadores, todos nós, devemos nos conscientizar que algo está errado, cortar na carne, depurar e depurar.

SINALEIRA DA ENTRADA DO ALGARVE

Descendo a Frederico Dihl, esquina Tiredentes, temos a sinaleira na entrada do Jardim Algarve, o bairro mais populoso de Alvorada. Quem não conhece, não sabe que a sinaleira à direita é para ir ao Algarve; a do centro, para a saída da cidade. Nenhuma sinalização. Além disso, à noite, muito mal iluminado e perigoso. Secretário Serginho, vamos modernizar a sinaleira.

ROTARY CLUB DE ALVORADA

Muito interessante a parceria do Rotary Club de Porto Alegre Anchieta com o Rotary Club de Alvorada, com o objetivo de fornecer cursos rápidos de operador de caixa, empacotamento e repositor de mercadorias aos candidatos a emprego nos supermercados de Alvorada. A faixa etária é a partir dos 16 anos de idade.

PENSAMENTO DA SEMANA

"Toda criança tem direitos legais e proteção plena. A garantia está na lei, mas a aplicação e a efetividade depende de nós adultos, que criamos, participamos ou executamos as políticas públicas." - Valmário Silva

COMENTÁRIOS ()