Quarta-Feira, 10 de Agosto de 2022 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



CENTRO HUMANÍSTICO DA PARÓQUIA SANTO ANTONIO

O atendimento médico no Centro Humanístico da paróquia Santo Antonio reinicia em breve. Em reunião na semana passada entre o padre Libanor e a secretária da saúde, Neuza Abruzzi, foi decidido que o Dr. Carlos Braga, já acostumado com a comunidade do local, reiniciará as consultas nas 5as Feiras. Excelente iniciativa. Certamente em breve também vai ser reativado o consultório odontológico.

UPA 24 HORAS ASSIS BRASIL

Nossos olheiros alertaram. O movimento da UPA 24 horas da avenida Assis Brasil triplica nos sábados, domingos e feriados, aumentando em muito o tempo de espera para o atendimento, sempre conforme a classificação de risco (protocolo de atendimento conforme a gravidade da doença). Na realidade, muitos dos pacientes são de Alvorada, que não possui UPA 24 horas, e o hospital não dá conta, mas também de Cachoeirinha, Gravataí, até de Viamão. Arriscado ficar doente nos finais de semana e feriados.

ROTA DE COLISÃO

O entendimento político entre o prefeito Appolo e o vice-prefeito, e presidente do PL, Válter Slaifer, está muito ruim. Os vereadores eleitos, Beto Goleiro e Schin, estão indo direto na sala do prefeito. Os oriundos do DEM, Martello e Bordin, deixaram bem claro que não querem cargos. Este filme já vi. Aconteceu com o ex-vereador Arlindo Slaifer, por coincidência tio de Válter, quando vice-prefeito na administração Serginho do PT. Ao final do mandato, Arlindo estava completamente isolado. Enxotado da prefeitura, chegou a implantar seu gabinete na praça central. A história parece que vai se repetir. O último que sair apaga a luz.

LAGOA DO COCÃO

A Lagoa do Cocão, revitalizada na administração Appolo, é uma excelente opção de lazer para a população de Alvorada. Acesso gratuito, conta com quadra poliesportiva, quadra de futebol 7, dois deques, banheiros, bebedouros, aparelhos de ginástica, bancos e duas pracinhas com balanços e escorregadores. Segurança, boa iluminação. Nos dias de lazer, a afluência de público é excelente.

MENINA MIRELA

Muitos comentários na coluna sobre a morte da menina Mirela de 3 anos de idade. Algumas frases: “Muitos culpados nesta tragédia”. “Morreu sem ter a mínima chance de viver.” “Este descaso com a menina Mirela foi imperdoável”. “Muito revoltada”. Na realidade, não pode cair no esquecimento.

MINHAS COLEGAS DE TRABALHO

Participo de um grupo no whats, Grupo da Saúde, com colegas aposentadas da saúde do município. Uma confraternização aconteceu semana passada, onde tivemos o prazer de reencontrar o Dr. Irineu Gliikel, médico, Dra. Ana Belkis, dentista, técnicas de enfermagem, secretárias administrativas, tais como a Vera, Lizete, Ivone, Nilda, Gisela, Paulina, Vilma, Cléia, dentre outros. Os grandes assuntos foram a defasagem salarial do funcionalismo estadual, com aumento recente de 6% neste ano, após 10 anos sem aumento nenhum, e a questão do IPE, cuja agência fechou em Alvorada.

PENSAMENTO DA SEMANA 1

“Do trabalho para a vida: algumas pessoas são mais que companheiros profissionais, se tornam amigos de uma longa jornada.”

PENSAMENTO DA SEMANA 2

“Na política todos são farinha do mesmo saco, mas existe uma farinha mais refinada do que a outra.”

COMENTÁRIOS ()