Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



VICE-PREFEITO 1

Conforme a Constituição Federal, as prerrogativas do vice-prefeito são substituir o titular, no caso de impedimento, e suceder-lhe, no caso de vaga. Somente isso. Não existem atribuições do vice-prefeito. Em verdade, ele se encontra "de prontidão", sempre em alerta para substituir ou suceder o titular. É devida remuneração ao vice pelo simples estado de prontidão em que se encontra, independentemente de qualquer contraprestação.

VICE-PREFEITOS 2

Resumo da ópera. Quem comanda é o prefeito. O vice pode até ficar em casa, não comparecer na prefeitura, nada ilegal. Pode ser convocado para auxiliar em situações especiais, desde que o prefeito ache conveniente. Em teoria, não tem direito a gabinete ou assessores. Manda quem tem a caneta.

PRAÇA DO HOSPITAL DE ALVORADA

O Rotary Club de Alvorada está concluindo o projeto de revitalização e ajardinamento da praça Édson Signor, em frente ao hospital de Alvorada. Vai dar uma vida nova ao local, com plantas coloridas, iluminação farta, pássaros cantando. Será um alento aos pacientas que saem de um ambiente estressante, dão de cara com a natureza em festa. Parceria do Rotary Club de Alvorada, prefeitura municipal e hospital de Alvorada.

CONTRASTE 1

Mentalizem a saída de Alvorada, direção Porto Alegre, noite. Aqui, 4 ou 5 lâmpadas queimadas no canteiro central, as restantes de coloração amarela fraca, iluminação deficiente. Pórtico de entrada de mau aspecto, necessitando substituição. Asfalto da Getúlio Vargas irregular,mal sinalizado, alguns buracos, faltando conservação. Recebendo os visitantes, o nosso shopping inacabado, elefante branco amarelo, ali permanece por mais de década. No canteiro central, plantadas flores e folhagens, contrastando com a paisagem geral.

CONTRASTE 2

Adentrando na capital, destino final UPA 24horas da Assis Brasil, onde muitos pacientes de Alvorada vão consultar nos finais de semana e feriados, engrossando a fila de atendimento. Nossos olheiros verificaram, nenhuma lâmpada queimada, iluminação farta. Asfalto da avenida Baltazar em bom estado, bem sinalizada, muitos trechos recapados, espaço para ciclovias.

EDUARDO LEITE E GABRIEL SOUZA

O desejo de Gabriel Souza, candidato a governador do RS pelo MDB, sempre foi ser candidato a vice de Eduardo Leite. Previa que o ex-governador, no frigir dos ovos, se candidataria à reeleição. Acertou na mosca. Só que está difícil ser o vice. Líderes do MDB gaúcho são contrários à coligação, exigem candidatura própria, apesar de saberem que a vitória é remota. Gabriel Souza é o mesmo que fez excelente votação em Alvorada, apoiado por diversas lideranças locais. Só que nunca mais colocou os pés no município, não cumpriu nada do que prometeu.

PENSAMENTO DA SEMANA

"Não prometa quando você não pode cumprir, não prometa quando você não vai cumprir, e por fim nunca faça promessas se no final de tudo não pretende cumprir com a promessa feita." - Natanael Castro

COMENTÁRIOS ()