ANIMAIS DE RUA 1
Os animais abandonados na rua, principalmente cães, representam um grave problema de saúde pública, já que podem transmitir uma série de doenças, sem contar sujeira, acidentes de trânsito, principalmente motocicletas, rasgamento de sacos de lixo, ataques a pessoas, dentre outros. Na maioria dos países da Europa, a legislação é muito rígida nesta questão, é raro observar um cão sozinho, sem a companhia do tutor, que é responsável pelo animal.
ANIMAIS DE RUA 2
O Castrafixo em Igrejinha, não muito longe de Alvorada, comemorou um ano de inauguração com a marca de mil castrações realizadas. O serviço atende tanto os animais de rua, quanto os pets de famílias em situação de vulnerabilidade, que não conseguem arcar com os custos do procedimento. A estrutura atende outras demandas, como vacinação e exames. Os bichinhos que passam pelos cuidados do Castrafixo também são microchipados, possibilitando o registro dos tutores e a ficha médica de cada um.
ANIMAIS DE RUA 3
Alvorada. Animais de rua é o que mais tem, geralmente em bandos, muitos passando frio, fome, brigando entre si, no centro e nos bairros. Existe um canil no Distrito Industrial, onde falta muita coisa, funciona mais como depósito de animais. Castração, nem pensar.
A ARGENTINA É AQUI DO LADO
Informações do jornal O Estado de São Paulo. Algumas lojas do comércio popular de Buenos Aires tinham em suas vitrines cartazes que avisavam que todos os produtos estavam 20% mais caros do que o registrado nas etiquetas. Além de atrasar para abrir. Os empresários não sabiam mais quanto cobrar dos clientes. A incerteza aumentou após a renúncia do ministro da Economia, Martin Guzman. Em março, Guzman havia fechado um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), mas a vice-presidente, Cristina Kirchner, foi contra, vencendo a queda-de-braço com o presidente Alberto Fernández. Em consequência, o dólar disparou, os preços aumentaram, a confusão se estabeleceu. Além da guerra da Ucrânia. Não podemos esquecer que a Argentina é aqui do lado.
NÃO ACREDITEI
Leio nas redes sociais, em comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, que na 6ª feira dia 08 de julho, a Farmácia Municipal, e das UBSs Cedro, Aparecida e Piratini, e Centro de Saúde, estariam fechados para capacitação das equipes. Não poderiam fazer um revezamento, em vez de deixar todas estas populações desassistidas? Não acreditei, achei que era fake news. Solicitei informações, não consegui. Estamos à disposição.
LEITE DAS CRIANÇAS
Numa época de crise, da guerra na Ucrânia, onde todos sofrem, mas principalmente os pobres das periferias, o que não pode faltar é o arroz, feijão, e o leite. Principalmente o leite das crianças, que não dá para substituir. De acordo com o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), o leite longa vida acumula alta de 29,28% nos últimos 12 meses – e de 28,03% somente em 2022. A justificativa é que o custo da produção foi encarecido pela seca, aumento da demanda externa, alta no preço da energia elétrica e do petróleo, além da guerra na Ucrânia. Não vejo outra saída além do subsídio, tanto do governo federal, como dos governos estaduais e municipais
CRIATIVIDADE
As cirurgias eletivas, procedimentos, encaminhamentos a alguns especialistas em Porto Alegre, estão represados, muitos demoram 1, 2, 3, até 4 anos para se concretizarem. Mas há soluções práticas, de custo relativamente baratos. Dependem de criatividade e vontade política. Vamos explorar o assunto na próxima semana.