Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



DUPLA DISSIMULADA 1

Alertamos na coluna que a dupla Eduardo Leite x Gabriel Souza estava sendo gestada desde o início das articulações para a candidatura a governador/vice do Estado. Leite sempre garantiu, e foi incisivo, que não disputaria a reeleição. Em consequência, conseguiu aprovar uma série de projetos polêmicos, inclusive com os votos do PT e partidos de esquerda. No final do mandato renunciou, inédito no RS. Empreendeu um périplo pelo país, cultivando um sonho presidencial, aproveitando a polarização Lula/Bolsonaro. Não obteve sucesso, o passo foi maior que as pernas. Daí resolveu descumprir sua promessa, é candidato à reeleição.

DUPLA DISSIMULADA 2

Gabriel Souza, apesar de ser o deputado estadual mais votado do MDB, em razão dos votos no litoral norte, e de algumas articulações bem-sucedidas na região metropolitana, sempre foi de menor expressão, pouco conhecido, fraco de oratória, mas excelente nos bastidores. Em Alvorada sua votação foi inédita, mercê do auxílio de algumas lideranças locais, mas não cumpriu o que prometeu, nunca retornou ao município. O candidato natural do MDB a governador era o deputado federal Alceu Moreira, já trabalhava neste sentido há bastante tempo. Foi preterido por Gabriel, hoje sentam em mesas diferentes. Gabriel foi lançado candidato a governador pelo MDB. Mas era de mentirinha. Apesar da oposição de caciques do partido, Sartori, Rigoto, Simon, Sebastião Melo, foi referendada pelo diretório a dobradinha Eduardo Leite x Gabriel Souza.

DUPLA DISSIMULADA 3

Lançados os dados. Os candidatos favoritos para a vitória são Eduardo Leite e Onix Lorenzoni, mas pode haver alguma surpresa, usual no RS, tipo Edegar Pretto do PT, Vieira da Cunha do PDT e Luiz Carlos Heinze do PP. O povo vai decidir.

FRITURA

A administração atual está em rota de colisão com o PL. A maioria dos cargos de confiança foram retirados. Os vereadores ex-DEM eram os maiores críticos do atual prefeito, mais contundentes inclusive que os vereadores do PT. Entraram no governo, agora estão calados, não querem cargos de confiança, mas os pedidos de providência são tolerados. Conhecendo, sabemos que o líder maior não costuma esquecer as críticas do passado. Muitos rumores de que o presidente do PL, vice-prefeito Válter Slayfer, está trocando de partido. Por outro lado, o suplente de vereador Rudi Guzati, titular da única secretaria ainda pertencente ao partido, está num dilema. Troca de partido ou baila.

PRATO CHEIO

As ambulâncias do SAMU em Alvorada estão detonadas, todas com mais de 5 anos de uso. Muitas reclamações de motoristas e usuários. Várias reportagens da Record TV durante a semana abordando o assunto. Na realidade, a saúde de Alvorada é um prato cheio para a imprensa.

OPINIÃO DO LEITOR

Em relação ao camelódromo, tópico da coluna da última semana. "O estado do camelódromo é preocupante. A infestação de pombos e aquelas pessoas trabalhando em meio às fezes. Eu sou uma que não passo ali por dentro, mesmo usando máscara."

PENSAMENTO DA SEMANA 1

"O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem na sua volta." - Friedrich Nietzsche

PENSAMENTO DA SEMANA 2

"Vale mais fazer e arrepender-se, do que não fazer e arrepender-se" – "Para bem conhecer a natureza dos povos, é necessário ser príncipe, e para bem conhecer a dos príncipes, é necessário pertencer ao povo" – "Quando um homem é bom amigo, tem também bons amigos." - Maquiavel

COMENTÁRIOS ()