Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



MÁRCIO BARCELLOS

Sem muito alarde, o ex-vereador e secretário Márcio Barcellos retornou para Alvorada e assumiu a secretaria de comunicação social (CCS). Oriundo do MDB, saiu do partido na época por divergências com a direção partidária. É um trunfo do prefeito Appolo para as eleições municipais daqui a 2 anos. Conhece a aldeia.

FUNSEMA

Em relação ao Funsema, sobre as reclamações que recebemos da realização do censo previdenciário, recebemos o seguinte retorno: "Referente ao pessoal que não tem acesso a internet, estamos auxiliando e marcando via telefone ou pessoalmente no Funsema. Mandamos carta para os aposentados e pensionistas com a lista de documentos, mas tem algumas que não chegaram ainda. Sobre os funcionários ativos, tivemos reuniões com representantes das secretarias e do SIMA para repassarem aos colegas. E colocaram um recado no contracheque de todos. Tem um site da prefeitura, com tudo explicado e os documentos para baixar. Além disso, um whats para o pessoal tirar dúvidas."

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 1

No ano passado, a prefeitura municipal, através da Secretaria da Cultura, inovou e realizou o acampamento farroupilha em dependências do CTG Amanhecer da Querência. Houveram reclamações de muitos, não gostaram, um gaúcho me afirmou que "tinha barro até a canela." Neste ano, resolveram fazer na sede campestre do União, na rua Primavera. Na realidade, o acampamento farroupilha sempre foi realizado na praça central de Alvorada, o povo prestigiava, a alegria e comemoração eram intensas, o tradicionalismo era bem representado, cantavam e dançavam, todos satisfeitos. A BM e a polícia civil eram próximos.

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2

Recebo algumas críticas de setores do tradicionalismo de Alvorada, principalmente os mais antigos, insatisfeitos com as exigências para participar, pouca divulgação, relação zero de alguns galpões com a tradição gaúcha, etc. Tipo, "para poder participar, há necessidade de participar de 4 eventos, com venda de convites". Ou, "quem vai acampar muitas vezes não tem a experiência necessária." Ou, "o comércio está tomando conta do tradicionalismo em Alvorada." O papo que corre é que vão cobrar ingressos dos participantes. Muitos piquetes de tradição em Alvorada vão comemorar a semana farroupilha nas próprias dependências. Estamos abertos a esclarecimentos.

CANDIDATOS DE FORA DE ALVORADA

Com exceção da deputada Stela Farias, que já está lá, não enxergo nenhum candidato oriundo de Alvorada que tenha chances reais de se eleger. O eleitor do município deve indagar ao candidato o que vai fazer por Alvorada. Se vai estar disponível quando necessário. No caso do deputado federal, se vai beneficiar o município com emendas parlamentares, onde e qual valor. O deputado estadual deve se comprometer em ajudar a cidade em suas dificuldades. Por exemplo, no meu caso, que sou da área da saúde, exigiria uma mão na implantação de uma UPA 24H, já que Alvorada, dentre o entorno da capital, é a única que não possui, mesmo sendo a mais pobre e necessitada. Além disso, o retorno da agência do IPE, beneficiando em torno de 20 mil usuários. Ajudar a melhorar o atendimento das nossas UBSs nos bairros, muitas abandonadas e carente de médicos. Por fim, hoje não possuímos um centro de atendimento e tratamento do trauma na cidade, o paciente deve se dirigir a Viamão para tratar uma contusão ou fratura por exemplo.

PENSAMENTO SOBRE O GAÚCHO

"Calma, toma um mate, come umas bergamotas e não loqueia. Nem tudo merece tua intensidade."

COMENTÁRIOS ()