Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



JULIANO MARINHO

O presidente designado para comandar o PROS no RS é o nosso ex-vereador e candidato a prefeito municipal Juliano Marinho. Oriundo do PT municipal, onde inclusive foi vice-presidente, brigou com Stela Farias, entrou no PSD de Danrlei. Agora está no PROS que apoia Lula a nível nacional, mas o pessoal do RS era simpático a Lorenzoni. Marinho, designado novo presidente para comandar a sigla no RS, afirma que o partido não vai apoiar candidaturas alinhadas a Bolsonaro. O PROS é dono de 8s do tempo de propaganda eleitoral gratuita.

ENTREVISTA NA GLOBO

Não sou adepto de Lula nem de Bolsonaro. Mas a entrevista dos 2 pelo casal de apresentadores da Globo foi diametralmente oposta. Com Bolsonaro, as perguntas foram incisivas, agressivas, com sangue nos olhos. Ao contrário, a conversa com Lula parecia entre amigos, embalaram e ninaram o candidato como se fosse um recém-nascido. Reflexo da diminuição de concessões da Rede Globo.

JUSTA HOMENAGEM

Projeto de lei de todos os vereadores foi aprovado mudando o nome da EM Herbert José de Souza, no Jardim Algarve, para EM Professor Juliano do Nascimento. O professor e vereador Juliano era extremamente benquisto na comunidade local. Infelizmente foi vitimado pela epidemia de covid. Justa homenagem.

PL de ALVORADA

O PL de Alvorada permanece dividido. Os vereadores Martello e Bordin, oriundos do Dem, apóiam Bolsonaro, Lorenzoni, e os deputados do partido. São críticos à atual administração. Ao contrário, os vereadores Beto Goleiro e Schin, elogiam e possuem cargos na administração, apoiam outros candidatos. São pretendentes a presidente da Câmara de Vereadores no próximo ano, necessitam da benção do prefeito Appolo.

PREFERÊNCIA DO PEDESTRE

O Código de Trânsito Brasileiro diz que o pedestre tem a preferência da travessia da rua, quando estiver sobre a faixa de segurança, o descumprimento acarreta em penalidade gravíssima ao condutor. Por outro lado, em locais com sinaleiras, o pedestre deve respeitar a sinalização. Em países da Europa, os motoristas obedecem com rigor esta determinação. Não é o que acontece no Brasil, também em Alvorada. Parece que não existe faixa de segurança. Uma sugestão. Quem sabe algum vereador proponha uma lei que obrigue o executivo municipal a colocar uma placa PREFERÊNCIA AO PEDESTRE em todas as faixas de segurança sem sinaleira.

PODER DIVINO

O ministro do STF Alexandre de Moraes, aquele indicado por Michel Temer, determinou o bloqueio das contas de empresários que possuíam um grupo de whats, onde um deles apoiava um golpe de estado. Grupo de whats, todos pertencemos a algum grupo de whats, alguém sempre fala uma bobagem ou amenidade. Parecido com a questão do astrônomo Galileu Galilei com a Igreja Católica em 1663, que tentou provar que a Terra rodava em torno do Sol (heliocentrismo). Quase foi condenado por heresia. Exemplos de poder divino.

PENSAMENTO DA SEMANA

"Eu não sou o meu carro. Eu sou que dirige esse amontoado de lata e fios, o modo como vou dirigir a minha vida e o meu carro é que vai determinar como eu valorizo as pessoas e a vida. Eu não sou o meu carro." - Márcia Pontes, especialista em trânsito

COMENTÁRIOS ()