UPA 24 HORAS 1
O prédio existe. Cedido pelo governo federal, possui toda a estrutura necessária para uma UPA 24 horas, tais como consultórios médicos, salas de exames, raios-x, farmácia, espaço para atendimento de urgência, laboratório, sala de ECG, sala de observação e de coleta de materiais, etc. Fica atrás do ginásio municipal, na rua da SMED. O povo chama de UPA, só que não é uma UPA 24h, funciona em dias da semana no máximo até 22h, está fechado nos sábados e domingos. Aí só restam duas opções para as urgências em Alvorada: o hospital, estamos carecas de saber que não comporta o atendimento, possui muitas falhas, a parceria com a SMS deixa a desejar. Ou a UPA 24 HORAS Moacir Scliar, na avenida Assis Brasil, em Porto Alegre.
UPA 24 HORAS 2
A prefeitura de Alvorada alega que não tem o dinheiro para custeio de uma UPA 24horas. Apesar de todas as cidades do entorno da capital possuírem uma UPA 24 horas. A questão não é esta, é vontade política e direcionamento de recursos. Na realidade, as emergências acontecem, alguém tem que pagar. Se a prefeitura de Alvorada não paga, pagam o Estado do RS (hospital de Alvorada) ou a prefeitura de Porto Alegre (UPA da Assis Brasil). Enquanto isso, vidas estão sendo ceifadas.
VÁLTER SLAYFER 1
Em 12 de agosto passado anunciamos que o vice-prefeito Válter Slayfer se desfiliaria do PL, onde era presidente, e iria ingressar no PSDB. Exatamente como aconteceu. No PSDB, pleiteia a presidência, mas o PSDB já tem presidente, o secretário Jefferson Santos, que não deve, e não quer sair.
VÁLTER SLAYFER 2
Tal qual como foi no PDT, onde também era presidente quando renunciou, Válter não expos os motivos de sua decisão, deixou seus eleitores e colegas de partido de mãos abanando. O PDT até hoje sente as consequências. No PL a gente já sabe o que vai acontecer. A grupo do ex-DEM vai tomar conta do partido, ditar os rumos. Os vereadores remanescentes, Beto Goleiro e Rodrigo Schin, também vão sair do partido, mas no momento apropriado.
VÁLTER SLAYFER 3
Nesta estória toda aí, de uma coisa temos certeza. O dito popular que afirma que "quem foi rei, sempre vai ser majestade", não vai se repetir. O rei vai ficar mais como coadjuvante. Tal como a vice-prefeitura.
SUPERMERCADOS X FARMÁCIAS
Está no radar das votações da Câmara dos Deputados um projeto que pode liberar os supermercados para venderem medicamentos isentos de prescrição, como xaropes, analgésicos e antiácidos. As farmácias não estão gostando, afirmam que há risco de precarização da venda de medicamentos, não haverá assistência de farmacêuticos. Por outro lado, a medida acontece em inúmeros países. Na nossa opinião, é muito bom, vai aumentar a concorrência, diminuir o preço dos remédios, beneficiar a população.
PENSAMENTO DA SEMANA
"Em política, meu caro, sabe tão bem quanto eu, não existem homens, mas idéias; não existem sentimentos, mas interesses; em política, ninguém mata um homem, suprime-se um obstáculo. Ponto final." - O Conde de Monte Cristo