Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



UPA 24 HORAS

A alegação oficial é falta de dinheiro para inaugurar uma Upa 24 horas em Alvorada. Mas não é só isto. Muitas das UBSs nos bairros estão desassistidas, faltando médicos e medicamentos, não atendem nem perto de 80% da população pelo qual é responsável. Se houvesse uma UPA 24 horas, certamente parte substancial do atendimento seria das UBSs inoperantes, casos banais, tais como diarreias e resfriados. A SMS sabe que antes de inaugurar uma UPA 24 horas, teria que qualificar as UBSs dos bairros

FÉRIAS

O prefeito Appolo está de férias com a família em Salvador/Bahia, foi no dia 12 e deve retornar em 25 de setembro. O vice-prefeito Slayfer continua atendendo em seu gabinete, ao contrário do usual, no do líder maior. O motivo não sabemos.

INVASÃO DE TERRA

O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, afirmou que se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for eleito presidente o Brasil "voltará a ter grandes mobilizações em breve, fazendo greves, ocupações de terra, mobilizações, como foi naquele grande período, de 1978 a 1989. A luta de classes é uma gangorra."

FALTA POUCO

Está perto, pouco mais de uma semana para as eleições de 02 de outubro. Certamente teremos 2º turno para presidente da república e governador do RS, em 30 de outubro. Palpite não vou dar.

PODEM ME COBRAR

A única candidata de Alvorada que tem alguma chance de se eleger é a ex-prefeita e atual deputada estadual Stela Farias. Mas pode não se eleger. Os outros candidatos da cidade infelizmente possuem chances remotíssimas. Os eleitores devem exigir a contrapartida aos candidatos de fora, através de emendas ou presença constante no município, ajudando a resolver nossos inúmeros problemas.

COITADA DA ARGENTINA

O nosso vizinho de quintal, a Argentina, deixou de ser um país rico e hoje vive na pobreza. Em relação ao Brasil, A pobreza já alcança 44,2% da população, aproximadamente 18 milhões de pessoas. O índice de indigência subiu para níveis preocupantes, 10% da população, ou 3 milhões de pessoas. A taxa de desemprego atingiu 13%, um milhão e 440 mil pessoas. O país ficou em 3º lugar no índice inflacionário, perdendo apenas para a Venezuela e o Zimbábue. O governo atual da Argentina é de esquerda, mas o governo anterior, de direita, foi um fracasso. Vai entender.

TEM COISAS BOAS TAMBÉM

Não escondemos as restrições que temos à condução da política da saúde em Alvorada. Mas vamos destacar 3 iniciativas que funcionam. O planejamento familiar continua a pleno vapor, mais de 5 mil vasectomias executadas. A vacinação na pandemia de covid 19 foi excelente. Palmas ao reinício do atendimento médico no Centro Humanístico da Paróquia Santo Antonio, através do Dr. Carlos Braga, sob o comando do padre Libanor.

PENSAMENTO DA SEMANA

"Direita, esquerda, direita, esquerda. E assim discutindo sobre estes rótulos marchamos em direção a coisa alguma." - Enéas Válter Cavalcante

COMENTÁRIOS ()