Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



APLAUSOS

O STF decidiu por unanimidade que é dever do Estado garantir vagas em creches e na pré-escola para crianças de 0 até 5 anos de idade. Muitas prefeituras alegam que não tem recursos para garantir as matrículas. Na realidade, a educação infantil é fundamental para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar, aprendendo a se relacionar e viver em sociedade. É um período crucial para o desenvolvimento cerebral, a inteligência, e a aquisição de habilidades. Alvorada está muito longe de garantir acesso gratuito a todas as crianças nesta faixa de idade. Com a decisão do STF, qualquer família que se sinta prejudicada neste sentido pode acionar a justiça, e a prefeitura vai ter que dar um jeito.

GUERRA DE PESQUISAS

A Datafolha publicou uma pesquisa em que Lula teria possibilidades de ganhar no 1º turno, mas não pode afirmar com certeza, o que incentivou a esquerda a pressionar pelo voto útil. O Paraná Pesquisas publicou um dia depois que Lula estaria com 40,1% e Bolsonaro 36,4%, muito longe do 2º turno. Quem estaria com a razão? Em nossa modesta opinião, nenhum deles, os dois são manipulados, ou mal executados. Deveriam fazer como era antes. Proíbe as pesquisas, e pronto.

POR QUE ALVORADA?

Temos uma Agência do INSS em Alvorada, onde tínhamos perícia médica. A agência continua lá, mas o segurado para fazer a perícia deve se deslocar a Porto Alegre. Tínhamos uma sala do IPE, onde eram atendidos em torno de 20 mil beneficiários. A funcionária se aposentou, a sala foi fechada, qualquer necessidade junto ao IPE, só no computador ou se dirigir à sede central, na avenida Praia de Belas, em Porto Alegre. Tínhamos a Clínica de Fraturas, IOA, onde eram atendidos pelo SUS as fraturas e traumas. Deu um crepe, fechou, hoje o morador de Alvorada acometido de trauma deve se dirigir a Viamão, às suas expensas. Somos a única cidade do entorno da capital, 200 mil habitantes, a mais pobre, que não possui uma UPA 24horas. O paciente necessitado deve se dirigir à UPA Moacir Scliar, na zona norte em Porto Alegre. Quer dizer, Alvorada, em vez de evoluir, retrocede. Culpa de quem? Dos governantes? Ou do povo, que não reclama? Ou nós estamos errados?

ALVIM ALBERTO DA SILVA

Participamos do velório de desencarnação ( conforme sua crença ) do nosso paciente e fraterno amigo Alvim Alberto da Silva, 74 anos, seu Alvim como era conhecido, no Cemitério Parque Saint Hilaire em Viamão. O seu Alvim foi um pioneiro e desbravador de Alvorada, empresário muito bem sucedido, do ramo de construção e transporte, morador do bairro Piratini. Adepto da Doutrina Espírita, foi por muitos anos tesoureiro da Sociedade Espírita Simão Pedro. Deixa a esposa Lenita, os filhos Beto, Guilherme, Flávia, Rosana, dois netos, inúmeros familiares e amigos. Nossos sentimentos.

PENSAMENTO DA SEMANA

"A vida é feita de momentos, momentos pelos quais temos que passar, sendo bons ou ruins, para o nosso prório aprendizado. Nunca esquecendo do mais importante: Nada nessa vida é por acaso. Absolutamente nada. Por isso, temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível. A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser." - Chico Xavier

COMENTÁRIOS ()