GUERRA DE PESQUISAS I
Reprodução da semana passada. “A Datafolha publicou pesquisa em que Lula teria possibilidades de ganhar no 1º turno, mas não pode afirmar com certeza, o que incentivou a esquerda a pressionar pelo voto útil. O Paraná Pesquisas publicou um dia depois que Lula estaria com 40,1% e Bolsonaro 36,4%, indicativo de 2º turno. Quem estaria com a razão? Em nossa modesta opinião, nenhum deles, os dois são manipulados. Deveriam fazer como era antes. Proíbe as pesquisas, e pronto.”
GUERRA DE PESQUISAS II
A realidade. O resultado final foi Lula 48,4% e Bolsonaro 43,2%. Quer dizer, os institutos de pesquisa erraram todas as previsões, não chegaram nem perto. O mais grave, influenciam diretamente no voto do eleitor. Leio que um deputado entrou com projeto de lei afirmando que erros de pesquisa devem virar crime. Palmas pra ele. Pesquisa é matemática, não pode errar desta forma.
CARA DE PAU
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, disse que a votação foi “tranquila e harmoniosa.” Apesar das queixas generalizadas de filas, demora, atrasos e irregularidades. Em Alvorada, muitos me afirmaram que tiveram que teclar 3 vezes para ativar a foto do confirmar, e aparecer a foto do candidato. Os estados da região nordeste foram os mais lentos na apuração, justamente onde Lula obteve a maior votação. Estranho.
PSDB NANICO?
O PSDB está em pleno crescimento em Alvorada, até o vice-prefeito entrou no partido. No Brasil o quadro não é nada animador. Está fora do governo de São Paulo após 28 anos. Elegeu o menor número de deputados estaduais, deputados federais, senadores e governadores em toda a história.
MDB TAMBÉM
O MDB diminuiu muito o nº de deputados estaduais e federais eleitos. Também está em queda livre. Depois da eleição, vai entornar o caldo no MDB de Alvorada. Lideranças do partido estão se dando conta que, continuando como está, a derrota é certa nas eleições municipais. Mudanças drásticas em articulação. Esperem e verão.
PDT
O PDT ficou do mesmo tamanho no RS. Elegeu 4 deputados estaduais e 2 deputados federais, exatamente igual
PENSAMENTO DA SEMANA 1
“A política pode ser o ato nobre de prezar pelos interesses da população, ou a infame arte de enganar a população para atender os interesses próprios.” – Fonte desconhecida
PENSAMENTO DA SEMANA 2
“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam.” – Fonte desconhecida