Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



PARAÍSO DAS CLÍNICAS POPULARES

Mais uma clínica popular inaugurada em Alvorada, a Salute, na parada 45. Nada contra as clínicas populares, pelo contrário, mas refletem certamente as falhas do sistema público municipal da saúde. Muitas UBSs despreparadas, faltando médicos, dificuldade para consultar. A única cidade do entorno da capital, a mais pobre, que não possui UPA 24horas. Alvorada, 200 mil habitantes, não oferece um serviço de urgência traumatológica, o atendimento é em Viamão. Faltam especialistas, tais como neurologistas, oftalmologistas, gastro, procto. O serviço de saúde mental, psiquiatras e psicólogos, não atende a demanda, assim como a única cardio, a única dermato, a única otorrino, o único urologista. A espera para tratamento cirúrgico na capital é demorada, as queixas são volumosas. Por outro lado, o atendimento no hospital de Alvorada não é bom, muitos se dirigem à UPA da Assis Brasil. Não existe sintonia fina com a SMS. Etc, etc. O paciente de Alvorada fica entre a cruz e a espada, não tem outra opção, vai consultar nas clínicas populares. Muitas vezes seu problema é resolvido. Pasmem, outras não, retornam ao SUS, quando necessita de encaminhamento para cirurgia ou exames mais complexos.

UBS STELA MARIS

Recebo da secretária municipal de Saúde, Neuza Abruzzi, comunicado que a UBS Stela Maris foi totalmente reformada, com uma estrutura modelo e será entregue à comunidade em breve. Boas notícias, parabenizo a secretária. Certamente a UBS vai ser contemplada com médicos e técnicos necessários, farmácia, de modo a atender no mínimo 80% da população do bairro, como preconiza o Ministério da Saúde.

CRÍTICA/ELOGIO

Recebo algumas observações dos leitores de que nossa coluna é direcionada a críticas contundentes à prefeitura municipal e SMS, com raros elogios. Esclarecimentos. Achamos que a crítica é salutar, fundamental para a resolução dos problemas, um dever da imprensa. Por outro lado, sempre deve ser alicerçada na verdade. O colunista não deve ter amarras com o executivo municipal, um preceito nosso. As críticas nunca são pessoais, os elogios podem ser, para massagear o ego. Evitar, na forma do possível, de divulgar nossa preferência política, o que às vezes é bem difícil. Temos orgulho de possuir leitores e amigos de diretrizes políticas opostas. Por fim, posso afirmar, com toda certeza, que nossa preferência seria divulgar as coisas boas, as realizações em prol da comunidade de Alvorada.

AUMENTO DO Nº DE MINISTROS DO STF

A discussão é a conveniência de aumentar o nº de ministros de STF, de 11 para 16. Achamos que não é por aí. O problema não é a quantidade, mas a forma de escolha. As indicações foram todas de FHC, Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro. Após sabatina prévia e direcionamento político. Errado. O correto seria eleger uma empresa idônea fora da área política, que analisaria o currículo dos candidatos, que se submeteriam a prova curricular oral e escrita, com transparência absoluta. Se assim fosse, certamente a maioria dos ministros atuais não estaria ali.

PESQUISAS

Os Institutos de pesquisa, notadamente o Datafolha e o IPEC, erraram fragorosamente nas eleições do 1º turno, para presidente, governador e senador, fato reconhecido de forma unânime em todo o país. Encomendadas pelo Grupo Globo e Folha de São Paulo. Mesmo assim, foram encomendadas pelos mesmos veículos para as eleições do 2º turno, nas mesmas empresas, como
se não houvesse outras de capacidade. Estranho.

LUAN HENRIQUE DA ROSA

Noticiamos com pesar o falecimento do nosso amigo e colaborador Luan Henrique da Rosa, o Luan, 32 anos, em acidente moto/bicicleta na avenida Tiradentes, no início da noite do último sábado, dia 08 de outubro. Luan estava trabalhando, vendendo pastel, para sustento dos 4 filhos. Sentimentos à família.

COMENTÁRIOS ()