Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



SACO DE GATOS 1

Políticos tradicionais do MDB do RS declararam apoio às candidaturas de Bolsonaro a presidente e Onyx Lorenzoni ao governo do estado. A lista inclui o deputado federal reeleito Osmar Terra, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o ex-deputado federal e atual vereador de Porto Alegre, Cezar Schirmer, o deputado estadual Tiago Simon, filho do histórico Pedro Simon, o ex-prefeito de Gravataí, Marco Alba, e a sua esposa, deputada estadual reeleita Patrícia Alba, o deputado federal reeleito Alceu Moreira, além de dezenas de prefeitos, vereadores e líderes do partido. Não dá para esquecer que o vice do candidato a governador Eduardo Leite, Gabriel Souza, do MDB, foi preterido pela decisão. Trocando em miúdos, a família MDB no RS está em luta campal pelo poder.

SACO DE GATOS 2

Algumas lideranças importantes do MDB de Alvorada estão insatisfeitas com os rumos do partido na cidade. Argumentam que, do jeito que está, vão entregar a prefeitura de bandeja para a deputada Stela Farias. Ainda mais que existem rumores insistentes de reaproximação da ex-prefeita com o vereador Schumacher. O MDB em Alvorada é dirigido por núcleo duro que dita todas as decisões do partido. O prefeito Appolo está lavando as mãos. Por enquanto. Vai ferver após as eleições.

CONSELHO DE SAÚDE

O Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada (SIMA) indicou o funcionário do SAMU Alcimar Cardoso como seu representante no Conselho de Saúde. Cardoso recentemente participou de reportagem de TV, onde criticou duramente a SMS pelo atendimento do SAMU. Muito ativo nas redes sociais, onde o pau come. O Conselho de Saúde nos municípios é responsável pela formulação das estratégias no controle e execução da política da saúde.

CRACOLÂNDIA

A cracolândia é denominação comum para uma população em situação de rua, estimada em torno de 2000 pessoas, composta, em sua maioria, por dependentes químicos e traficantes, geralmente de crack, que costuma ocupar uma determinada área no centro de São Paulo. Historicamente, as ações policiais para sanear o local são ineficazes, pois os grupos de dependentes são expulsos de forma sumária, obrigados a perambular pelos bairros vizinhos, em bandos, sem rumo. Na realidade, o dependente ao crack representa uma tortura impressionante para a família, vende, rouba qualquer coisa para comprar a droga. O vício se instala rapidamente, já na 1ª vez de uso. O tratamento é difícil, necessita de internação, desintoxicação e reabilitação, geralmente demorado, não oferecido pelo SUS.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 1

Ao escrever estas linhas, faltam 7 dias para a eleição presidencial, polarizada entre Lula e Bolsonaro, direita e esquerda. Apesar da vantagem de Lula no 1º turno, 48,43% a 43,20%, afirmei que a eleição estava em aberto. E continua em aberto. Não me arrisco a afirmar quem vai ser o vencedor.

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2

Independente do vencedor, a diferença será mínima. Na realidade, governar vai ser bem difícil, pois haverá oposição ferrenha de qualquer dos lados. Metade da população de olhos abertos. Novos governadores estaduais. Renovação substancial da Câmara dos Deputados e Senado Federal. Bafo na nuca do presidente.

PENSAMENTO DA SEMANA

"A vitória sempre tem muitos pais, mas a derrota é órfã." - John Kennedy

COMENTÁRIOS ()