Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



ELEIÇÕES 1

Como previsto, a refrega Lula/Bolsonaro foi muito ajustada, 50, 9% a 49,1%. Num universo de 120 milhões de eleitores, a diferença foi de somente 2 milhões de votos. Nos estados do sul e sudeste, os mais ricos, Bolsonaro venceu. Nos estados do nordeste, além da Bahia e Pará, os mais pobres, Lula ganhou com folga. No 1º turno, a vantagem do PT foi bem maior, 7 milhões de votos. Bolsonaro reagiu, mas não chegou lá.

ELEIÇÕES 2

Bolsonaro foi o único presidente da era recente que não conseguiu a reeleição. Reflexo de algumas atitudes na condução da pandemia, frases polêmicas, oposição sistemática de alguns setores da mídia. Em nossa opinião de espectador, nos primórdios de seu governo deveria ter indicado o atual senador Sérgio Moro para o STF. Certamente o Lava Jato estaria vivo, o monstro não se criaria.

ELEIÇÕES 3

A predominância de regimes de direita ou esquerda no mundo é cíclica, os dois possuem falhas, depois de certo tempo o povo satura e muda. Está acontecendo na América do Sul, onde Argentina, Peru, Chile, Colômbia, agora o Brasil, se renderam à esquerda. Ao contrário, o continente europeu está abandonando o esquerdismo, a direita está tomando conta, exemplificamos com Itália, Suécia, Hungria, Polónia. Em breve vai sobrar para o Macron, na França, onde a população está muito insatisfeita.

O SILÊNCIO DE BOLSONARO

O presidente Bolsonaro ficou em silêncio por dois dias, enclausurado no Palácio do Planalto, sem falar com a imprensa, alimentando temores de golpe. Ao mesmo tempo, caminhoneiros fecharam rodovias em todo o país, em protesto contra a vitória de Lula, causando grande transtorno. Bolsonaro falou por 2 minutos, não reconheceu a derrota, mas a confusão terminou como por encanto. Certamente será assim de agora em diante, oposição sistemática nos estados, Senado Federal e Câmara dos Deputados, recheados de bolsonaristas.

O DIA SEGUINTE

Lula e Temer perderam o foro privilegiado, foram presos. Pode acontecer o mesmo com Bolsonaro, réu em diversos processos. Dizem que alguns ministros do STF, recheado de indicados de Lula e Dilma, estão afiadíssimos para cumprir a tarefa.

SAÚDE EM ALVORADA: LAMENTÁVEL

Paciente de 60 anos realizou cirurgia ambulatorial no GHC (Hospital Conceição), deu alta, foi encaminhada a Alvorada para curativos diários. Se dirigiu à UBS Santa Clara, onde pertence conforme o bairro onde mora. Pois bem. Foi informada que não havia material para os curativos, soro fisiológico, gaze e esparadrapo, só se a família adquirisse. De poucos recursos, pobres, se dirigiram à SMS para reclamar, onde afirmaram que haveria o material, que voltassem no dia seguinte à UBS. Retornaram, final feliz, conseguiram realizar o curativo. O que aconteceu nos entrementes? Falha de quem? Comunicação? Fiscalização? Ou má vontade?

PENSAMENTO DA SEMANA

"Vitorioso não é o que vence, mas aquele que se levanta diante de uma derrota." - J Talbot

COMENTÁRIOS ()