Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES

Bastidores da eleição do presidente da Câmara de Vereadores. O atual presidente, vereador Schumacher, almejava ser reeleito pela 3ª vez, fato inédito, mas as circunstâncias não foram favoráveis, e desistiu. Os vereadores Beto Goleiro e Rodrigo Schin, ambos do PL, lançaram candidatura, sendo que Beto possuía o apoio do prefeito Appolo. Mas, como sempre acontece, a decisão final é dos vereadores, apoios por vezes não emplacam. Schin foi mestre no diálogo com os colegas, venceu por ampla margem, com votos de abstenção do vereador Elias e do vereador Beto.

SE A MODA PEGA

Foi inaugurada a estátua de Ayrton Senna no autódromo de Interlagos. Já temos a estátua do Renato Portaluppi na Arena do Grêmio. O próximo evento a ser comemorado pode ser a estátua do Lula no Palácio do Planalto. Quem duvidar é louco.

CAÇA AOS GINECOLOGISTAS

Restam somente 3 ginecologistas concursados 20horas na SMS, os outros se aposentaram ou saíram. Além deles, um gineco da Saudex atende eventualmente no SIM. Muito pouco para Alvorada. Estão tentando contratar, mas parece que está difícil. A empresa terceirizada paga 2000 reais líquido para atendimento de 40 pacientes. Quem se ferra, para variar, é a população feminina. Não é por nada que Alvorada é o paraíso das clínicas populares.

IMPEACHMENT

O impeachment da Dilma Rousseff foi bem fácil. Em 2016, alegando crime de responsabilidade fiscal pelas pedaladas fiscais, o Plenário da Câmara Federal, presidido por Eduardo Cunha, autorizou a abertura do processo de impeachment por 367 votos a favor, 137 votos contra e 7 abstenções. O Senado Federal, presidido por Renan Calheiros, ratificou a decisão, condenando Dilma à perda de seu cargo por 61 votos a 20. Trocando em miúdos, oposição forte, em torno de 2/3 dos parlamentares, pode decretar a perda do mandato do presidente da república. Lula deve assumir no início de 2023. Vamos ver o andar da carruagem.

PATRIOTAS

O termo "patriota", que pegou na mídia, foi usado pelo vice-presidente e atual senador eleito Hamilton Mourão, apoiando as manifestações de rua, quando afirma que os manifestantes são "patriotas que resistem com coragem frente ao ódio que faz com que a censura seja usada como arma covarde para buscar ameaçar o livre debate e os questionamentos democráticos". Mourão, junto com Sérgio Moro, vai participar com destaque de um senado forte, de oposição a Lula.

MERCADO TURBULENTO

Ao retornar do descanso, em seu 1º discurso, Lula afirmou que é contra o controle de gastos, e prometeu reavaliar a reforma trabalhista. O mercado reagiu imediatamente, a bolsa caiu 3,5%, o dólar subiu 4%, investidores venderam 20% de ações da Petrobrás. Pelo jeito é o que nos espera.

PT e PL

Para quem interessar possa. O PL já foi candidato a vice do PT em Alvorada. Foi em 2004, quando a dobradinha Dorvalino PT e Machado PL perdeu para Carlos Brum PTB. A diferença não foi grande, em torno de 7 mil votos. Inimigos hoje, companheiros ontem, assim é a política.

PENSAMENTO DA SEMANA

"Os elogios de maior crédito são os que nossos próprios inimigos nos tributam." - Marquês de Maricá

COMENTÁRIOS ()