COVID DE VOLTA
O número de casos de Covid aumentou novamente no Brasil, correspondendo a 47% dos dados positivos para doenças respiratórias nas últimas semanas, com destaque para a variante BQ.1 da Ômicron. O uso adequado de máscara é o grande diferencial para evitar a transmissão do vírus. A máscara para o Covid corresponde ao cinto de segurança para o automóvel. Vacinação completa é proteger não apenas a si próprio, mas também toda a sociedade. Evitar aglomerações. O fechamento das empresas e do comércio provou que não é solução.
PRAÇA DE GUERRA
Era uma 2ª feira, dia 21 de novembro, 8h30 da manhã. A avenida Getúlio Vargas parecia uma praça de guerra, da Maringá até a SMS, dos 2 lados. Lixo dos mais variados pelo chão, papéis, garrafas de plástico, restos de comida, até vidros e madeiras. Por outro lado, o canteiro central continuava lindo, com plantas e flores coloridas, festejando o tempo de primavera, dando as boas-vindas ao Natal e Ano Novo que se aproximam.
DITADURA DO JUDICIÁRIO
O ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, convocou os comandantes da PM em todo o Brasil para uma reunião em Brasília na 4ª feira dia 23 de novembro. A justificativa foi discutir e cobrar ações de segurança nas eleições, além de "sedimentar a parceria" conjunta. Não tinha visto ainda. Na realidade, Moraes extrapola, não é de suas atribuições, não está escrito na Constituição Federal. Não é a toa que chamam o ministro de Crazy Bald.
PLACAS DE PRIORIDADE
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do mesmo partido do prefeito Appolo, está colocando placas de prioridade aos pedestres e ciclistas nas faixas de segurança sem sinaleira. Muito bonitas, coloridas, chamativas, certamente de custo acessível. Louvável se colocadas em Alvorada, o que é bom se faz igual, se imita.
TETO DE GASTOS
O governo Lula quer ignorar o teto de gastos, assim como o governo Bolsonaro estourou o mesmo em R$ 213 bilhões. A maioria dos economistas afirmam que, além de desorganizar as finanças públicas, vai aumentar a inflação, o dólar e os juros, o desemprego, afetando de forma geral a vida cotidiana dos brasileiros. Um pequeno exemplo para entendermos. Ganhamos 2 mil reais ao mês, e gastamos 2 mil e 500. Os 500 que faltam, vamos usar o limite do cartão de crédito, ou pedir empréstimo no banco. Todos sabemos a tortura que o endividamento representa. É o que os novos governantes querem fazer para cumprir as promessas de campanha.
CIRO GOMES
Ciro Gomes foi candidato a presidente da república por 4 vezes consecutivas, sendo as duas últimas pelo PDT. Quando do 2º turno entre Bolsonaro e Haddad, pegou o avião e foi para Paris, não se comprometeu com nenhum deles. Na eleição atual, apesar de respeitar a decisão do partido, que optou por Lula, foi para uma praia no Ceará, ficou neutro. Não existe nenhuma foto de Ciro apoiando Lula, ao contrário de Simone Tebet. Ele sabe que a convivência com o PT é difícil, já foi ministro. A grande mágoa dele foi na penúltima eleição, quando Lula foi impedido de se candidatar pela justiça, pois foi condenado, e escolheu Haddad para cabeça de chapa, que perdeu para Bolsonaro. Ciro acha que se o candidato fosse ele, e Haddad de vice, seria presidente. Pode ter razão.
PENSAMENTO DA SEMANA
"Um bom político é aquele que faz muitas alianças, mas um político bom é o que faz as alianças certas." - autor desconhecido